AGOSTO DOURADO: GOTA CAPACITA EQUIPE E ENTREGA GORROS AMARELOS AOS BEBÊS
Agosto é o mês dedicado ao aleitamento materno quando várias ações são realizadas com o objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar as mamães. Na Maternidade e Gota de Leite, além da entrega de uma muda de árvore para as mamães e de toucas amarelas para os bebês, em alusão ao “Agosto Dourado”, a equipe está sendo “capacitada através do curso teórico de manejo do aleitamento materno”, informou a coordenadora de Enfermagem Patrícia Truzzi.

Ela explicou que “ao final desta etapa, faremos as atividades práticas que são alguns dos passos para a futura avaliação para o credenciamento do Hospital Amigo da Criança”. Vale lembrar que, em maio deste ano, a Gota de Leite foi uma das cinco instituições de saúde do Brasil a conquistar o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, em solenidade realizada no Congresso Nacional.
Na última terça-feira (08), voluntárias do Projeto Anjos da Luz, que integram o Rotary Clube de Marília Alto Cafezal, doaram 130 toucas para os recém-nascidos da Gota de Leite. Eliane Silva, Regina Bisterço e Patrícia Sparapane foram recebidas pela enfermeira Patrícia Truzzi, pela tesoureira da maternidade, Rosalita Soffener Berlanga e pela enfermeira da Central de Materiais, Telma Custódio.

A presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, fez questão de agradecer: “As voluntárias do Projeto Anjos da Luz, mais uma vez, contribuíram com nossa maternidade. Somos muito gratos por este gesto de solidariedade. As toucas amarelas são um símbolo do ‘Agosto Dourado’ ajudando a difundir a importância do aleitamento materno”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações para a Infância (Unicef), anualmente, em torno de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida porque nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários ao saudável desenvolvimento dos bebês, destaca o portal do Ministério da Saúde.