ALZHEIMER: CAMPANHA DO NASF LEVOU INFORMAÇÃO À COMUNIDADE
A Campanha Mundial do Alzheimer, realizada em setembro, este ano envolveu a comunidade com inúmeras atividades educativas desenvolvidas pelo NASF Vermelho (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em Unidades do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como no Lar São Vicente de Paulo. A Maternidade e Gota de Leite, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, é responsável pelos recursos humanos do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), apoiado pelo prefeito Vinicius Camarinha e secretário Danilo Bigeschi.
Após o médico geriatra Dr. Valdeci Rigolin — afilhado à Associação Brasileira de Alzheimer — capacitar a equipe do NASF da zona leste, os profissionais percorreram o abrigo de idosos e cinco unidades de ESF oferecendo informações sobre a doença à população. As oficinas contaram com inúmeras atividades: jogos de memória, caixa táctil, sessão de olfato, entre outras.
A equipe formada pelas fisioterapeutas Maria Carolina Dal Ponte e Francielly Perez de Aguiar Gonzaga, nutricionista Daniela de Oliveira, educadora física Mayara Martins Pazinato, psicóloga Adriana Cláudia de Faria Costa, assistente social Fátima Aparecida Ferreira Neto, psicólogas Pamela Soares Tosta (Residente ESF) e Urânia Gomes dos Santos (coordenadora), contou com o reforço dos funcionários do Lar São Vicente de Paulo.
No dia 19 de setembro, a programação teve início com a transmissão do Programa “Alô Doutor” pela Rádio Clube de Marília com o tema “Ligue Alzheimer”, direto do Lar São Vicente. No dia 21, foi promovida uma tarde cultural no asilo, com dança e músicas antigas. No dia 22, a ESF Altaneira recebeu a oficina com jogos e vivências. No dia 23, foi a vez da ESF Aeroporto, seguida da ESF Jardim América IV, no dia 24 de manhã e ESF Vila Nova no período da tarde. Encerrando, a oficina chegou à ESF da Vila Barros no dia 29.
Depoimentos
A dona-de-casa Maria Aparecida Chaves Aureliano, 57 anos, moradora do Jardim América IV elogiou a iniciativa do NASF. Ela disse que o evento sobre o Alzheimer lhe “trouxe muitas lembranças de quando era criança”. A cirurgiã-dentista da unidade, Dra Roberta Márcia Mota Aoki, 39 anos, elogiou a organização da oficina e afirmou que “a prevenção é a ferramenta para o cuidado”.
No Jardim Aeroporto, a paciente Rosa Correa Pereira, 65 anos, disse que “foi muito bom saber do que foi informado porque tive caso de Alzheimer na minha família e foi muito difícil de lidar. Participei das oficinas e foram momentos bons já que pude sair uma pouco da rotina. Além do aprendizado, foi um lazer para mim”.
Marisa Teixeira Evangelista, 61 anos, considerou a oficina da ESF Aeroporto muito proveitosa: “Vemos que a cada informação tiramos proveito de algo. As oficinas nos deram muito conhecimento. Temos que oferecer esses eventos mais vezes. A população está envelhecendo e os riscos estão cada vez mais frequentes”.