BALANÇO 2019: GOTA DESTACA ATENDIMENTO HUMANIZADO

Uma das poucas maternidades do Estado de São Paulo a destinar 100 por cento do atendimento às usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde), a Gota de Leite encerra 2019 com um balanço positivo. Segundo a presidente, Virgínia Maria Pradella Balloni, “o incentivo ao parto natural, o atendimento humanizado e o apoio ao aleitamento materno exclusivo têm por objetivo contribuir com a saúde das mamães e seus bebês”.

Maternidade investe no parto humanizado

 

 

De janeiro até o dia 30 de novembro, foram contabilizados 3.749 consultas ambulatoriais (gestantes e puérperas) e realizados 1.178 partos, dos quais 869 foram normais (73,7 por cento) e apenas 309 cesáreos (26,2 por cento), seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde. Entre os nascimentos 576 foram meninas e 602 foram meninos.

Para manter a qualidade do trabalho, a Gota de Leite possui equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras obstétricas, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudióloga, farmacêutica, profissionais do apoio e recepção, que atuam para que as pacientes sintam-se acolhidas desde a chegada e recebam todos os cuidados no pré-parto, parto e pós-parto.

CEIA NATALINA

Virgínia Balloni

Na véspera de Natal, a exemplo dos anos anteriores, além do jantar servido no horário tradicional, haverá uma ceia especial para celebrar a data. As nutricionistas da Gota de Leite elaboraram um cardápio especial para comemorar a data respeitando as restrições alimentares das pacientes.

Para 2020, Virgínia Balloni, que é voluntária da instituição há quase 40 anos, afirmou que a entidade espera ter novamente a colaboração da comunidade, através de doações de empresas, clubes de serviço, lideranças religiosas e pessoas físicas que se sensibilizam pelo bom trabalho realizado na maternidade e pretendem apoia-lo já que não possui outra fonte de renda além do SUS.

 

Além de Marília, a Gota de Leite recebeu pacientes dos seguintes municípios: Abadia de Goiás (GO), Alvinlândia, Campos Novos Paulista, Echaporã, Fernão, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Júlio Mesquita, Lupércio, Milagrês (BA), Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompéia, Quintana, Ubirajara, Vera Cruz, Bela Vista do Paraíso (PR), Ilicinéia (MG), Lins, Tupã, Rinchão e Maquiné (RS).