Dengue: Gota de Leite distribui material informativo para pacientes e familiares.

Campanha Gota Panfleto

Colaboradora entrega panfleto sobre a dengue para a gestante

Utilizando o slogan: “As visitas são bem-vindas, menos o mosquito da dengue”, a Maternidade e Gota de Leite está orientando as pacientes, seus familiares e os visitantes sobre os cuidados para a prevenção da dengue através do combate ao mosquito Aedes aegypti. Foram confeccionados milhares de folhetos que estão sendo entregues, desde o fim de 2015, a todos que chegam à instituição.

“O mosquito contaminado transmite não só a dengue, como outras graves doenças como a Zika e a febre Chikungunya. Por isso, temos que redobrar os esforços para combater o Aedes e a melhor forma é a informação”, explicou a presidente da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni.

Ela assinalou que “para evitar uma epidemia dessas doenças, o poder público está fazendo sua parte e a população também tem que dar sua colaboração, verificando em casa, na vizinhança e no local de trabalho, possíveis focos do criadouro do mosquito. Para vencer essa guerra, todos têm que participar”.

Virgínia Balloni, que também preside o Conselho Municipal da Saúde, contou que a decisão de confeccionar o material informativo surgiu “da necessidade das mães levarem os bebês para suas casas com segurança, após o parto. Na Gota de Leite, tomamos todos os cuidados para que eles estejam em segurança. Mas, quando as mães e os bebês chegam em casa, após a alta hospitalar, o ambiente também deve estar livre de focos do mosquito”.

Além dos folhetos, com ilustrações e informações de fácil assimilação, a Gota de Leite colocou banners na entrada da instituição e na parte interna destinada aos colaboradores. “Internamente, já desenvolvemos campanhas de combate ao Aedes aegypti há muito tempo, conscientizando os profissionais que aqui trabalham da importância de levarem para a família, vizinhos e amigos essas informações”, destacou a presidente.

Miriam contraiu dengue em 2015

Miriam contraiu dengue em 2015

Virgínia Balloni finalizou dizendo que “a Maternidade e Gota de Leite, que atende 100% pelo SUS, espera com essa campanha colaborar com a saúde da população, levando orientação à comunidade e reforçando as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da saúde municipal, como a campanha ‘Marília Sem Dengue’ promovida pela Prefeitura de Marília”.

GESTANTE

Aos sete meses de gestação, Miriam Nery Pereira, 21 anos, elogiou a iniciativa da maternidade: “Só quem já teve dengue, como eu, para saber como é ruim essa doença e como a gente sofre. Acho que todo mundo sabe o que tem que fazer para combater o mosquito. O que falta é colocar em prática e ter consciência da gravidade”.

Miriam contou que contraiu dengue no auge da epidemia registrada em Marília no ano passado. Por isso, fez um alerta: “Com esse tempo de chuva, seguido de sol, a dengue pode voltar com tudo. É preciso redobrar a atenção”, assinalou.