DIRETORA DO BLH E SECRETÁRIO DA SAÚDE VISITAM A GOTA DE LEITE
Dentro da programação do “Agosto Dourado”, mês dedicado ao aleitamento materno, o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Junior e a diretora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues, visitaram a Maternidade e Gota de Leite, na tarde desta quinta-feira (19). Eles estavam acompanhados da Diretora de Serviços Administrativos da SMS, Ednalva Neves Nascimento, e foram recebidos pela presidente da instituição, Virginia Maria Pradella Balloni e pela tesoureira Rosalita Soffener Berlanga.
Em reunião com as colaboradoras da Enfermagem, Sandra Domingues elogiou a estrutura da Gota de Leite e parabenizou a instituição pelo atendimento humanizado: “Estou maravilhada com toda a maternidade. Conheci a área nova e conheci algumas mães em trabalho de parto. Estamos a anos luz na frente. O cuidado que eu vi, com as mamães em trabalho de parto, umas na bola, outras com o marido abraçando, foi a coisa mais linda que eu podia ver”.
A diretora do Banco de Leite Humano se referia ao Centro de Parto Normal em que as pacientes ficam em quartos individuais com o acompanhante de sua escolha durante o pré-parto e parto, contando com o suporte da equipe multiprofissional. Ela assinalou a importância dos bebês serem colocados para mamar logo após o parto e as mães, que tiverem condições, serem incentivadas a doarem o leite excelente para salvar a vida de outros bebês.
SECRETÁRIO
Cássio Luiz Pinto Junior destacou a parceria da Gota de Leite com a Secretaria Municipal da Saúde e afirmou que o “Agosto Dourado” é uma oportunidade para lembrar a necessidade da doação voluntária: “Representa a vida porque o trabalho do Banco de Leite é fundamental para as crianças que estão nas UTIs neonatais. É um socorro a estas crianças que estão ocupando as UTIs, não só de Marília, como da região”.
Neste sentido, acrescentou que “o ‘Agosto Dourado’ vem para lembrar a população deste importante gesto, principalmente as mães, de doar o excedente do leite materno para que essas crianças possam sobreviver e tenham o alimento que é insubstituível, para dotar as crianças de imunização contra doenças no futuro”.
A Diretora de Serviços Administrativos da Secretaria, Ednalva Nascimento, afirmou que “a Gota é referência, principalmente referência SUS, para baixo risco. A Gota é referência enquanto contratante em toda a Estratégia Saúde da Família. Então, o impacto que tem na rede, enquanto maternidade e contratante, todo mundo já conhece.”
Por sua vez, Virgínia Balloni observou que a maternidade “é um patrimônio histórico na cidade. A Gota existe há 90 anos”, acrescentando que a instituição segue os ideais de seus fundadores de “servir ao próximo, de poder servir à cidade como maternidade de excelência 100 por cento SUS”. A presidente lembrou o comprometimento da equipe, destacando que há profissionais contratadas há 40 anos, com experiência difícil de encontrar em outras instituições.
MIMOS
Também presente à reunião, a médica pediatra Dra Jordana Domingues, filha da diretora do Banco de Leite, Sandra Domingues, fez a doação de material para confeccionar touquinhas com detalhes em dourado (laço para meninas e botão para meninos) que estão sendo entregues aos bebês recém-nascidos como um mimo pelo “Agosto Dourado”.
As touquinhas foram confeccionadas pela colaboradora da Gota de Leite, Odete Paixão.
Uma das mães que recebeu o mimo para sua filha foi a dona de casa Daiara de Jesus. Após 4 horas de trabalho de parto, com todo o suporte das profissionais de equipe multidisciplinar, nasceu a saudável Maria Elisa. A paciente contou que teve o primeiro filho na Gota de Leite e desta vez notou a grande diferença, fazendo questão de elogiar toda a equipe, principalmente as fisioterapeutas.