Dr. Giandon e Dr. Pastori abriram “Outubro Rosa” na Gota de Leite

A Maternidade e Gota de Leite iniciou sua programação do “Outubro Rosa”, mês dedicado à difusão de informações sobre o câncer de mama, com duas palestras médicas proferidas na tarde desta quinta-feira (13). O mastologista Dr. Carlos Giandon e o cirurgião-plástico Dr. Léo Pastori visitaram a instituição em companhia de voluntárias da ONG “Amigos do COM” quando fizeram uma apresentação e esclareceram dúvidas dos colaboradores.

05

Dr. Carlos Giandon, médico mastologista

Os médicos foram recebidos pela presidente da maternidade, Virgínia Balloni, além das diretoras Rosalita Soffener Berlanga, Delmar Rocha Henrique e Aquemi Kushikawa. Na oportunidade, a presidente destacou a importância do efeito multiplicador de informações sobre o câncer de mama, doença cuja cura aumenta quanto mais cedo for detectada e tratada.

Coordenador do Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama de Marília, implantado em 2.007, através de parceria da Santa Casa e Prefeitura, com apoio do Instituto Avon, o Dr. Giandon apresentou dados estatísticos que demonstram a seriedade do problema. Em 2.016, a estimativa é de ocorrerem 58 mil novos casos de câncer de mama no Brasil com 14.388 mortes. Em Marília, em 2013, foram registrados 21 óbitos, média que se mantém estável nos últimos anos.

01

Palestra reuniu diretoras e colaboradores da maternidade

O mastologista lembrou que a faixa etária de maior risco localiza-se entre os 45 e 55 anos e que 90% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres em autoexame das mamas e só 10% identificados por exame de mamografia. Por isso, frisou a necessidade de conscientização das mulheres para realizarem o autoexame e procurarem o serviço de saúde mais próximo se encontrarem algum nódulo ou anormalidade (inchaço na axila, secreção, mudança no formato das mamas etc).

02

“Mamamiga”, que simula os nódulos, passou entre os colaboradores

De acordo com Dr. Giandon, a cura do câncer de mama ocorre entre 75% a 90% dos casos em estadios iniciais, ou seja, com nódulos de até três centímetros. A mamografia consegue detectar o nódulo menor que um centímetro, o exame clínico das mamas (realizado por médico ou enfermeira) pode identificar o nódulo com um centímetro e o autoexame feito pelas mulheres, periodicamente, consegue detectar nódulos a partir de dois centímetros. Já quem não faz o autoexame e nem o exame clínico das mamas só detecta o nódulo avançado, com mais de cinco centímetros quando diminuem as chances de cura.

RECONSTRUÇÃO

O Centro de Oncologia de Marília (COM) do qual fazem parte o Dr. Giandon e o Dr. Pastori, ganhou o reforço da ONG “Amigos do COM” formada por voluntárias que já tiveram a doença, passaram por cirurgia, quimioterapia e radioterapia e se reúnem, quinzenalmente, na Santa Casa, para acolherem as mulheres que receberam o diagnóstico da doença, apoiando-as nesta fase difícil.

No COM, as pacientes com diagnóstico de câncer de mama são encaminhadas para cirurgia e tratamentos complementares como quimio e radioterapia, através do SUS. O Dr. Léo Pastori falou sobre as técnicas de reconstrução mamária tão importantes para o resgate emocional das pacientes quando retornam ao convívio familiar. São utilizadas próteses mamárias e expansores, em caso de reconstrução futura, em que não é possível fazer a reconstrução imediata.

03

Dr. Léo Pastori, cirurgião-plástico, falou sobre a reconstrução mamária

Os médicos ressaltaram que o câncer de mama “não escolhe cor, raça ou religião” e que as mulheres devem adotar hábitos saudáveis, controlando o estresse, a alimentação, praticando atividades físicas e evitar o tabagismo e o abuso da ingestão álcool, além da obesidade, porque são fatores de risco.

06

Amigos do COM estiveram presentes

Ao final da apresentação, a presidente da Gota de Leite agradeceu aos médicos lembrando que, há dois anos, a maternidade também é dedicada 100% ao SUS promovendo um atendimento digno e de qualidade às pacientes de Marília e região.

Nos dias 20, 21 e 24 de outubro, as colaboradoras da Gota de Leite participarão de um mutirão submetendo-se à coleta de Papanicolaou, passando por exames clínicos das mamas e, nos casos indicados, serão encaminhadas para realização de mamografia, encerrando a programação do “Outubro Rosa” voltada às profissionais que atuam na maternidade.

Informações sobre o Amigos do COM: www.amigosdocom.com e E-mail: contato@amigosdocom.com