Associação Feminina de Marília - MATERNIDADE E GOTA DE LEITE
Confira as dúvidas mais comuns entre as mamães.
O Bebê chora porque quer alguma coisa. Os motivos variam: fome, fralda suja, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos e por aí vai. É claro que, às vezes, o cansaço e a falta de sono podem fazê-lo perder a paciência. Mas lembre-se: essa é a única forma do recém-nascido se expressar. Se você perceber que está irritado demais, peça ajuda a alguém, tente sentar, respirar fundo e se acalmar. Tudo vai dar certo. Mesmo porque, a partir dos quatro meses, a tendência é que o pequeno chore menos.
As fezes do recém-nascido passam por alteração de cor nos primeiros dias. A primeira evacuação é a eliminação do mecônio. O mecônio é caracterizado por fezes verde escuras, espessas e viscosas parecendo uma “graxa”. No decorrer das primeiras 48h de vida o mecônio vai sendo eliminado dando lugar para fezes mais claras, pastosas, amarelo ouro. Pode também ser mais líquidas e com gruminhos. É comum o recém-nascido evacuar após cada mamada, porém não é uma regra, podendo ser menos vezes ao dia, e é muito comum também o recém-nascido que mama apenas seio materno ficar até 10 dias sem evacuar.
As cólicas são normais. Fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. E não adianta medicar ou dar produtos naturais. Isso pode ser até perigoso, causando intoxicações. O melhor remédio é o leite materno. Aquecer a barriga, aconchegar o bebê e deixá-lo na posição fetal sob supervisão também são medidas que ajudam a contornar a situação. Agora, é preciso saber se a cólica é mesmo o motivo da choradeira. A confusão é bastante comum. Choro de cólica é aquele mais intenso, que começa e termina de forma repentina.
O leite materno nutre, hidrata e acalma, suprindo todas as necessidades da criança. Quando a mãe dá chá ou água, o pequeno deixa de tomar o leite materno e ingere quantidades menores de proteínas e calorias necessárias para o seu desenvolvimento. Sem falar que a maioria dos chás contém estimulantes que deixam o bebê agitado. Se forem servidos com açúcar, pior ainda. Os grãos podem fermentar e causar cólicas. Portanto, evite ofertar qualquer outro líquido além do leite materno.