GOTA COMEMORA SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO
A “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, iniciada no dia primeiro de agosto, está sendo comemorada na Maternidade e Gota de Leite através do reforço das ações de orientação e incentivo à amamentação por todos os profissionais que atuam na instituição, que estão usando um laço dourado.
“A maternidade tem como foco o aleitamento materno exclusivo. No pós-parto, na primeira hora de vida, o bebê é colocado para mamar ainda na sala de parto”, explicou a coordenadora dos Serviços de Enfermagem, Patrícia Truzzi Gilio. Durante esta semana estão sendo distribuídos os materiais informativos enviados pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
De acordo com a fonoaudióloga da Gota de Leite, Fabiana Martins, nas consultas puerperais -Teste da Orelhinha, que acontecem de 10 a 15 dias após o parto, “identificamos se há dificuldade da mãe em amamentar e se o bebê já faz uso de bicos artificiais (chupeta, mamadeira e bico de silicone), pois eles colaboram para o que chamamos de ‘confusão de bicos´. O bebê percebe que é mais fácil a sucção desses métodos e acaba desistindo da sucção do peito. E no caso daquelas mães que têm condições de doar leite materno, orientamos a procurar o Banco de Leite Humano”.
A fonoaudióloga prosseguiu observando que “a amamentação torna o bebê mais seguro, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional e de linguagem. E do ponto de vista nutricional, é o alimento único e exclusivo até o sexto mês de vida, não precisando ofertar água, chás ou outras formulas infantis. Além de tudo isso, o aleitamento materno estimula o crescimento dos ossos da face e muscular que propicia o desenvolvimento da fala”.
A enfermeira Patrícia Truzzi Gilio acrescentou que na Gota de Leite, o incentivo à amamentação acontece desde o nascimento dos bebês: “As mães recebem as orientações necessárias para a amamentação e são acompanhadas no pós-parto”.
No entanto, frisou, “nas consultas puerperais as pacientes conseguem assimilar melhor as orientações porque passou a fase da ansiedade e elas podem trazer dúvidas do que estão vivenciando como dificuldade em amamentar, fissuras mamilares e outras questões relacionadas”.
Neste mês, entre as ações da “Semana Mundial de Aleitamento Materno” estão previstas rodas de conversa entre as puérperas e orientações no leito para as pacientes internadas.
HORÁRIO DE VISITA
Desde o dia primeiro de agosto, a Maternidade e Gota de Leite ampliou o horário de visita. Ao invés das 13 às 14h, o período passou a ser das 13 às 16h. No caso de crianças menores de 12 anos, acompanhadas, foi autorizado o período de visita entre 13h e 13h30.
Segundo a presidente da instituição, Virgínia Maria Pradella Balloni, o horário ampliado “visou atender aos familiares das pacientes. Queremos dar o melhor atendimento garantindo o bem-estar das parturientes e também de seus familiares que agora contam com mais tempo para as visitas”.