GOTA DE LEITE COMEMORA 85 ANOS!
Instituição filantrópica, sem fins lucrativos e que destina 100% do seu atendimento às pacientes do SUS, a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite completa 85 anos de fundação neste dia 28 de julho. Concebida para amparar as parturientes carentes no início do século passado, a entidade cresceu fiel aos ideais de seus instituidores, afirmou a presidente, Virgínia Maria Pradella Balloni.
Voluntária da maternidade há quase 30 anos, Virgínia Balloni fez uma retrospectiva dos vários estágios porque passou a entidade ao longo dos anos. Ela destacou o trabalho de diretorias anteriores e o apoio da comunidade que “colabora sempre que necessitamos porque entende a importância do nosso trabalho para a saúde pública em Marília”.
Para a presidente, “é um orgulho contarmos com uma instituição hospitalar que oferece atendimento digno e de qualidade a todas as pacientes, independente de sua condição socioeconômica. Vemos o que acontece em muitas localidades aonde não existem as mínimas condições para acolher as gestantes”.
Neste sentido, Virgínia Balloni destacou: “O que a professora Lyris de Negreiros Rocha e os instituidores sonharam quando lançaram a pedra fundamental da entidade, em 28 de julho de 1.931, nós perseguimos ainda hoje. Queremos atender com qualidade e humanização, sempre de portas abertas a todos que nos procurem”.
ESTRUTURA
Com um corpo clínico formado por 28 médicos obstetras e pediatras, 13 enfermeiras, das quais 10 são enfermeiras obstétricas, duas fisioterapeutas e uma nutricionista, a Gota de Leite foi uma das primeiras maternidades a contar com uma doula, há cinco anos. Esta profissional atua no acolhimento e dá apoio emocional às parturientes no pré-parto, parto e pós-parto, como integrante da equipe multiprofissional.
Com uma infraestrutura avançada e profissionais capacitados, a Gota de Leite incentiva o parto vaginal registrando uma evolução no número do parto vaginal em relação ao parto cesáreo, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde. Em 2015, dos 1.210 partos realizados na maternidade, 692 (57,19%) foram normais e apenas 518 (42,8%) cesáreos.
Para garantir o crescimento do percentual de partos vaginais, a maternidade conta com importantes aliadas. As fisioterapeutas empregam técnicas não farmacológicas de alívio da dor como exercícios respiratórios, massagens, trabalho com bola, cavalinho (cadeira de balanço), deambulação, banho, aplicação de infravermelho e Tens. Com a assistência dessas profissionais e da doula, as parturientes sentem-se mais seguras e tranquilas o que contribui para a boa evolução do trabalho de parto.
PARCERIAS
Com o apoio da Diretoria, Virgínia Balloni abriu a entidade às parcerias que resultaram na melhoria da assistência à saúde da mulher usuária do SUS. Um exemplo foi a criação do Ambulatório de Vigilância Nutricional em que as pacientes, encaminhadas pela Rede Básica da Saúde, são atendidas por nutricionista e enfermeira obstétrica, com hora marcada. As pacientes obesas ou com sobrepeso, diabéticas e hipertensas recebem atendimento totalmente gratuito antes, durante e após a gestação.
O Ambulatório de Planejamento Familiar é responsável pela realização de laqueaduras nas pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde após avaliação do Departamento de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, que emite os pareceres após análise criteriosa. Já foram realizadas mais de 100 laqueaduras desde 2013.
Em 2015 foi implantado o Ambulatório de Risco Intermédio no qual a médica responsável avalia as pacientes com algum tipo de risco para que, mediante o acompanhamento necessário, possam dar à luz em hospital de baixo risco. Da mesma forma, foram reativadas na maternidade as Cirurgias de Alta Frequência (CAF) de pacientes da Rede Básica de Saúde. Em poucos meses, a fila de espera foi zerada.
A parceria da Maternidade e Gota de Leite com o poder público municipal vem de longa data. A instituição é responsável pelo gerenciamento da parte prática, administrativa e de Recursos Humanos do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), há 18 anos. Também responde pelo RH do Centro de Atendimento à Obesidade Infantil (CAOIM) e Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), unidades da Secretaria Municipal da Saúde.
Na área acadêmica, a Maternidade e Gota de Leite é campo de estágio para estudantes de quinto e sexto anos de Medicina da Universidade de Marília (Pediatria e Obstetrícia) e médicos residentes da universidade.
Com relação à infraestrutura, graças ao aporte de recursos provenientes de emendas parlamentares e contribuição da sociedade, através dos clubes de serviço e da iniciativa privada (Supermercados Tauste e Confiança), foi concluído o prédio da Central de Esterilização de Materiais, reformada e ampliada e equipada a lavanderia e as obras de reforma e adequação do Centro Obstétrico e Ginecológico foram retomadas, recentemente, devendo ser concluídas até o fim do ano.