GOTA DE LEITE TEM VIGILÂNCIA NUTRICIONAL ATUANTE

O Ambulatório de Vigilância Nutricional da Maternidade e Gota de Leite ampliou seu atendimento. Desde o início do ano, além de gestantes com sobrepeso ou obesidade, a equipe de nutrição está recebendo pacientes que realizarão cirurgia bariátrica, pelo SUS.

Nutricionista da Gota de Leite, Regiane Albuquerque

Segundo a nutricionista Regiane Albuquerque, a Rede Básica de Saúde encaminha para a maternidade as mulheres com indicação para cirurgia bariátrica (redução do estômago): “As pacientes precisam chegar ao Índice de Massa Corpórea (IMC), de 44, no mínimo, para que possam operar. Já chegamos a receber pacientes com IMC 56 e uma balança com capacidade de 200 quilos não foi suficiente para pesá-la”.

A nutricionista explicou que através de atendimento individual, com hora marcada, as pacientes recebem orientações para um programa de reeducação alimentar visando reduzir um pouco do peso antes da cirurgia. “A maioria chega com alteração na glicemia. São poucos os casos de pressão alta ou colesterol. Isso se deve à alimentação rica em carboidratos simples como refrigerantes e doces”, assinalou.

Por outro lado, as pacientes com sobrepeso ou obesidade que desejam emagrecer antes de engravidar ou as gestantes com peso elevado continuam sendo atendidas no Ambulatório de Vigilância Nutricional, normalmente. Os encaminhamentos são realizados pelas unidades de saúde do município.

Para a presidente da Gota de Leite, Virginia Balloni, “este é mais um serviço da maternidade para a saúde pública. Com nossa expertise e infraestrutura conseguimos fazer um atendimento especializado que vai refletir em mais saúde e qualidade de vida para a nossa população”.