GOTA FAZ HOMENAGEM A MARÍLIA
O desfile cívico-militar de 4 de abril, em homenagem aos 89 anos de Marília, contou com a participação da Maternidade e Gota de Leite que completará 87 anos de fundação em julho. Dezenas de colaboradores, acompanhados de filhos e netos, homenagearam a cidade pelo seu aniversário. Instituição que dedica 100 por cento do seu atendimento ao SUS, ela é reconhecida pelo parto humanizado.
A presidente Virgínia Maria Pradella Balloni e a tesoureira Rosalita Soffener Berlanga também participaram do desfile que levou faixas e cartazes conduzidos por crianças e adultos que nasceram na Gota de Leite. Segundo a presidente, “convidamos os colaboradores que quisessem participar do desfile, voluntariamente, e muitos aceitaram o convite para homenagearmos nossa cidade. Afinal, a Gota de Leite nasceu junto com Marília”.
A passagem da Gota de Leite durante o desfile foi muito celebrada pelo público. Muitas pessoas fizeram questão de segurar as placas com os dizeres “Nasci na Gota” posando para fotografias. “Foi emocionante ver a reação das pessoas e sentir como nossa instituição é querida e respeitada em nossa cidade”, finalizou Virgínia Balloni que aproveitou para agradecer a todos que participaram do desfile comemorativo pelos 89 anos do município.
RECONHECIMENTO
A Gota de Leite é uma das poucas maternidades que atendem 100 por cento as pacientes pelo SUS. Possui uma equipe multidisciplinar formada por 28 médicos médicos obstetras e pediatras, 13 enfermeiras, das quais 10 são enfermeiras-obstétricas, duas fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, uma nutricionista e uma doula.
Respeitando o que preconiza o Ministério da Saúde, a instituição incentiva o parto vaginal. Em 2017 foram realizados 1.226 partos, sendo 72,51% normais (889) e apenas 27,48% de cesáreas (337). Esses são números extremamente elevados em relação à média nacional.
Para garantir o crescimento do percentual de partos vaginais, a maternidade conta com importantes aliadas. As fisioterapeutas empregam técnicas não farmacológicas de alívio da dor como, por exemplo, exercícios respiratórios, massagens, trabalho com bola, cavalinho (cadeira de balanço), deambulação (caminhada), banho, aplicação de infravermelho e Tens.
Além disso, a doula presta assistência às gestantes desacompanhadas ou não, dando-lhes apoio emocional no pré-parto, parto e puerpério. Com a assistência dessas profissionais, as parturientes sentem-se mais seguras e tranquilas o que contribui para a boa evolução do trabalho de parto.
Voluntária há mais de 30 anos na Maternidade e Gota de Leite, a presidente Virgínia Maria Pradella Balloni, com o apoio de sua Diretoria, abriu a instituição às parcerias que resultaram na melhoria da assistência à saúde da mulher SUS-Dependente. Através da sua visão empreendedora, Virgínia Balloni transformou a pequena maternidade em uma instituição reconhecida, tanto pelas autoridades de saúde como pela comunidade, por sua excelência e perfil humanista.
Entre os principais avanços, registra-se a criação do Ambulatório de Vigilância Nutricional. Encaminhadas pela Rede Básica de Saúde, as pacientes recebem atendimento individual, acompanhadas por uma nutricionista e uma enfermeira, em horário agendado previamente. São realizados atendimentos a gestantes obesas, com sobrepeso, diabéticas e hipertensas, bem como pacientes obesas que desejam engravidar.
O Ambulatório de Planejamento Familiar, por sua vez, é responsável pela realização de laqueaduras nas pacientes encaminhadas pela Rede Básica de Saúde após avaliação pelo Departamento de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, que emite os pareceres após análise criteriosa.
(Crédito: Fotos Urania Gomes dos Santos)