GOTA PROMOVEU TREINAMENTO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Maternidade e Gota de Leite promoveu um treinamento sobre “Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho”, nos dias 13 e 14 de fevereiro, para os colaboradores da instituição. Em duas tardes, os profissionais que atuam nas diferentes áreas (enfermagem, administrativo, apoio, nutrição, recepção, RH etc) tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre o tema.
Ministrado pela técnica em Segurança do Trabalho, Arlete Rossato, o treinamento apresentou estatísticas sobre os acidentes de trabalho chamando a atenção para os principais riscos inerentes à rotina dos colaboradores. “Em 2018, tivemos três acidentes de trabalho, apenas na maternidade. Isto representa 0,35 por cento e pode parecer pouco, mas não é. Só ficaria ótimo caso se aproximasse de zero”, enfatizou a profissional.
Ela explicou a diferença entre os vários tipos de acidente, mesmo quando ele não ocorre no ambiente de trabalho, como é o caso do acidente de trajeto. Conforme disse, todos perdem nestas situações: o trabalhador que fica afastado e impossibilitado de exercer suas funções, a empresa que tem prejuízos financeiros ao ter que pagar horas extras para substituir o colaborador acidentado, a equipe que fica sobrecarregada, além da sociedade que paga os impostos que são a fonte das indenizações do INSS.
Arlete Rossato afirmou que “90 por cento dos acidentes ocorrem devido ao comportamento do trabalhador. As condições inseguras, como piso molhado e não utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) respondem por oito por cento. Por isso, quando se junta o comportamento inseguro do trabalhador com as condições inseguras temos 98 por cento de chance de ocorrerem acidentes. Os outros dois por cento referem-se aos fenômenos da natureza, como raios, enchentes, vendavais etc”.
PREVENÇÃO
A técnica em segurança do trabalho chamou a atenção para as distrações como uso de fones de ouvido, aparelhos eletrônicos como telefone celular e até conversas paralelas entre os colegas. Tudo isso, conforme assinalou, contribui para aumentar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho e podem ser perfeitamente evitáveis.
A presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni elogiou a realização do treinamento afirmando que a maternidade “tem um SESMT atuante com profissionais sempre atentos no sentido de manter nossos colaboradores atualizados visando a prevenção de acidentes, o que é muito bom para todos”.