Grupo de Gestantes abordou o “Bebê Dente” na Gota de Leite
A reunião mensal do Grupo de Gestantes da Maternidade e Gota de Leite recebeu, nesta sexta-feira (27), a cirurgiã-dentista Drª Elen Balloni Coutinho para uma exposição sobre o Programa “Bebê Dente”. Na oportunidade, foram abordados diferentes aspectos da área odontológica, desde a gestação até os cuidados com a saúde bucal dos bebês.
A cirurgiã-dentista falou sobre a importância da prevenção citando estudos que mostram que 25 por cento de crianças de 18 a 36 meses têm cáries enquanto esse índice chega a 60 por cento para a faixa etária a partir dos cinco anos. Por isso, a profissional destacou a necessidade da higienização correta a partir do primeiro dente e a limpeza da boca, gengiva e língua dos recém-nascidos.
De acordo com Elen Balloni Coutinho, o açúcar é um dos principais responsáveis pelas cáries, razão pela qual sua introdução deve ser retardada ao máximo e quando não for possível evitar o consumo que seja feita a escovação dos dentes logo em seguida. Segundo ela, as mães devem sempre buscar orientação de cirurgiões-dentistas, observando que “o Programa Bebê Dente é incrível tanto na rede pública como na particular”.
A cirurgiã-dentista respondeu perguntas como uso de chupetas e mamadeiras que devem ser evitadas: “Quando não for possível, as mães devem escolher modelos pequenos, de zero a seis meses, mesmo quando as crianças estão maiores”. Ela afirmou que a retirada da chupeta deve ocorrer até dois anos para evitar problemas futuros.
Através de slides, Elen Balloni mostrou a quantidade correta de creme dental que deve ser colocada na escova de dente (de cabeça pequena e cerdas extra-macias): do tamanho de um grão de arroz para os bebês até três anos e do tamanho de um grão de feijão a partir de três anos. Ela afirmou que estudos comprovam a necessidade de utilização de creme dental com flúor, mesmo para os bebês “porque tudo depende da quantidade correta colocada na escova de dente”.
Outro tema controverso abordado foi a cárie de mamadeira. De acordo com a profissional “não é necessário adicionar açúcar ao leite da mamadeira porque o bebê não conhece açúcar. Quanto mais retardar isso, melhor”. Elen Balloni Coutinho finalizou dizendo que os cuidados com uma alimentação equilibrada e a correta higiene bucal vão garantir dentes saudáveis para as crianças.
Presente à apresentação, Vanessa Aparecida Costa, 30 anos, residente na região da Unidade Chico Mendes levou a filha de 10 anos e o bebê recém-nascido. Ela elogiou a palestra afirmando que vai colocar em prática o que aprendeu nesta tarde. Também acompanharam a reunião, as enfermeiras obstétricas Patrícia Gilio (coordenadora dos Serviços de Enfermagem da Gota de Leite) e Carolina Rodrigues Martins.