MARILIA TEM UM DOS POUCOS CENTROS DE PARTO NORMAL SUS
Reconhecida como um importante polo na área da saúde, a cidade de Marília agora conta com um dos poucos Centros de Parto Normal do Brasil com atendimento 100 por cento pelo SUS. Em solenidade realizada na manhã de sábado (13), a Maternidade e Gota de Leite inaugurou a nova estrutura, construída com recursos públicos federais, com a contribuição da iniciativa privada e da comunidade.
Orçada em mais de 600 mil reais, a obra contemplou o Centro de Parto Normal e a Reforma e Adequação do Centro Obstétrico e Ginecológico da instituição. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Daniel Alonso e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Alonso, a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, a presidente do Banco de Leite Humano, Sandra Domingues, o presidente do Hospital Espírita, Vicente Armentano, representantes de clubes de serviço (Lions e Rotary), diretoria, voluntários e colaboradores da maternidade.
Representando o poder Legislativo, participaram da cerimônia o presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno, os vereadores José Carlos Albuquerque, José Luiz Queiroz, Marcos Custódio, Danilo Bigeschi, Marcos Rezende, Maurício Roberto e vereadora Daniela D’Avila. Na oportunidade, Damasceno elogiou o Centro de Parto Normal e sugeriu a realização de uma campanha para construção de uma UTI Neonatal na instituição.
PARCERIA
Um dos maiores patrocinadores do projeto, o Tauste Ação Social, foi representado por Guilherme Cunha que destacou a importância do Centro de Parto Normal para o atendimento humanizado e de qualidade às gestantes e parturientes. Por sua vez, o Pastor Senior da 1ª Igreja Batista, Domingos Jardim, representou a Associação Beneficente Vida Plena responsável pela doação à obra. Outra empresa que fez importante doação foi a Marilan.
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou a parceria da Gota de Leite com o município, lembrando que é “o único prestador de serviço 100 por cento SUS de Marília”. Ela elogiou a iniciativa da maternidade, parabenizando a presidente Virgínia Maria Pradella Balloni pela dedicação em levar adiante um projeto tão relevante.
O prefeito Daniel Alonso falou com entusiasmo sobre a obra. Ele afirmou que Marília fortalece sua vocação em saúde de excelência, lembrando a recente inauguração da reforma no Hospital de Clínicas (Complexo Famema). Conforme disse, com a entrega do Centro de Parto Normal da Gota de Leite as pacientes contarão com um atendimento ainda melhor já que os profissionais terão à disposição uma estrutura moderna e funcional.
COMUNIDADE
A presidente da Gota de Leite, Virgínia Balloni, fez questão de frisar que um antigo sonho estava se realizando graças ao apoio de muitas pessoas. Ela destacou e agradeceu as doações do Tauste Ação Social, da Marilan e da 1ª Igreja Batista de Marília, bem como a participação da comunidade em eventos para arrecadação de fundos (bazares, almoços etc) já que os recursos do governo federal cobririam 50 por cento dos custos.
Aos 85 anos de fundação, a Gota de Leite comemora 70 anos da inauguração da primeira sala de parto em 2017. E, a pouco tempo de completar 86 anos de existência, entregou um moderno Centro de Parto Normal e Reforma e Adequação do Centro Obstétrico e Ginecológico 100 por cento SUS.
ESTRUTURA
Composto por 05 quartos com amplo banheiro, ar condicionado, camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), berço aquecido, completa infraestrutura como o foco de última geração, o Centro de Parto Normal foi planejado para oferecer atendimento com qualidade, segurança e privacidade. Desde o pré-parto a gestante poderá estar acompanhada, recebendo atendimento individualizado como ocorre em hospitais particulares. Só que totalmente SUS.
Nos próximos dias, ocorrerá a mudança do Pré-parto, atualmente em quartos coletivos, bem como do Centro Cirúrgico. Duas salas, totalmente equipadas, estão localizadas ao lado do Centro de Parto Normal. Assim, caso haja necessidade de uma cesárea, a paciente será atendida na mesma ala.
A Gota de Leite incentiva o parto normal contando com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras obstétricas, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudióloga e uma doula que integra o grupo há seis anos.
(Fotos Klaus Bernardino/Visão Notícias)