MARILIA TEM UM DOS POUCOS CENTROS DE PARTO NORMAL SUS

Reconhecida como um importante polo na área da saúde, a cidade de Marília agora conta com um dos poucos Centros de Parto Normal do Brasil com atendimento 100 por cento pelo SUS. Em solenidade realizada na manhã de sábado (13), a Maternidade e Gota de Leite inaugurou a nova estrutura, construída com recursos públicos federais, com a contribuição da iniciativa privada e da comunidade.

Damasceno, prefeito, dona Selma e Virgínia Balloni em um dos quartos equipados

Orçada em mais de 600 mil reais, a obra contemplou o Centro de Parto Normal e a Reforma e Adequação do Centro Obstétrico e Ginecológico da instituição. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Daniel Alonso e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Alonso, a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, a presidente do Banco de Leite Humano, Sandra Domingues, o presidente do Hospital Espírita, Vicente Armentano, representantes de clubes de serviço (Lions e Rotary), diretoria, voluntários e colaboradores da maternidade.

Guilherme Cunha, Prefeito Daniel, Virginia e Damasceno descerrando a fita inaugural

Representando o poder Legislativo, participaram da cerimônia o presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno, os vereadores José Carlos Albuquerque, José Luiz Queiroz, Marcos Custódio, Danilo Bigeschi, Marcos Rezende, Maurício Roberto e vereadora Daniela D’Avila. Na oportunidade, Damasceno elogiou o Centro de Parto Normal e sugeriu a realização de uma campanha para construção de uma UTI Neonatal na instituição.

PARCERIA

Um dos maiores patrocinadores do projeto, o Tauste Ação Social, foi representado por Guilherme Cunha que destacou a importância do Centro de Parto Normal para o atendimento humanizado e de qualidade às gestantes e parturientes. Por sua vez, o Pastor Senior da 1ª Igreja Batista, Domingos Jardim, representou a Associação Beneficente Vida Plena responsável pela doação à obra. Outra empresa que fez importante doação foi a Marilan.

Virgínia Balloni

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou a parceria da Gota de Leite com o município, lembrando que é “o único prestador de serviço 100 por cento SUS de Marília”. Ela elogiou a iniciativa da maternidade, parabenizando a presidente Virgínia Maria Pradella Balloni pela dedicação em levar adiante um projeto tão relevante.

O prefeito Daniel Alonso falou com entusiasmo sobre a obra. Ele afirmou que Marília fortalece sua vocação em saúde de excelência, lembrando a recente inauguração da reforma no Hospital de Clínicas (Complexo Famema). Conforme disse, com a entrega do Centro de Parto Normal da Gota de Leite as pacientes contarão com um atendimento ainda melhor já que os profissionais terão à disposição uma estrutura moderna e funcional.

COMUNIDADE

A presidente da Gota de Leite, Virgínia Balloni, fez questão de frisar que um antigo sonho estava se realizando graças ao apoio de muitas pessoas. Ela destacou e agradeceu as doações do Tauste Ação Social, da Marilan e da 1ª Igreja Batista de Marília, bem como a participação da comunidade em eventos para arrecadação de fundos (bazares, almoços etc) já que os recursos do governo federal cobririam 50 por cento dos custos.

Guilherme Cunha falou em nome do Tauste Ação Social

Aos 85 anos de fundação, a Gota de Leite comemora 70 anos da inauguração da primeira sala de parto em 2017. E, a pouco tempo de completar 86 anos de existência, entregou um moderno Centro de Parto Normal e Reforma e Adequação do Centro Obstétrico e Ginecológico 100 por cento SUS.

ESTRUTURA

Composto por 05 quartos com amplo banheiro, ar condicionado, camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), berço aquecido, completa infraestrutura como o foco de última geração, o Centro de Parto Normal foi planejado para oferecer atendimento com qualidade, segurança e privacidade. Desde o pré-parto a gestante poderá estar acompanhada, recebendo atendimento individualizado como ocorre em hospitais particulares. Só que totalmente SUS.

Diretores, voluntários, colaboradores, médicos, parceiros, autoridades e convidados estiveram presente

Nos próximos dias, ocorrerá a mudança do Pré-parto, atualmente em quartos coletivos, bem como do Centro Cirúrgico. Duas salas, totalmente equipadas, estão localizadas ao lado do Centro de Parto Normal. Assim, caso haja necessidade de uma cesárea, a paciente será atendida na mesma ala.

A Gota de Leite incentiva o parto normal contando com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras obstétricas, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudióloga e uma doula que integra o grupo há seis anos.

(Fotos Klaus Bernardino/Visão Notícias)