Novembro Azul: Urologista proferiu palestra sobre câncer de próstata

Dentro da Campanha “Novembro Azul”, de prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, o médico urologista Dr. Gabriel Ferreira Gomes proferiu uma palestra na Maternidade e Gota de Leite, na tarde desta quinta-feira (10). Estiveram presentes os colaboradores que atuam na entidade, além de funcionários da construção civil que trabalham na obra do Centro Obstétrico e Ginecológico.

04-s

Urologista tirou as dúvidas sobre a doença

O médico prestou informações sobre as estatísticas da doença, que é a segunda principal causa de câncer entre os homens. O INCA (Instituto Nacional do Câncer), órgão do Ministério da Saúde, estimou o registro de 61.200 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2.016. Conforme disse, quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

De acordo com o Dr. Gabriel, alguns fatores concorrem para a incidência do câncer de próstata como: estilo de vida (sedentarismo, ingestão excessiva de gordura saturada e carne vermelha), hábitos nocivos como tabagismo e ingestão de álcool, exposição à radiação e fatores genéticos. Por isso, homens com histórico de câncer de próstata na família devem iniciar a prevenção aos 45 anos. Os demais podem começar a realizar os exames anuais (toque retal e exame de sangue PSA) a partir dos 50 anos.

01-s

Colaboradores da Gota de Leite e funcionários da construção civil

O médico urologista procurou desmistificar o exame de toque, explicando que se trata de procedimento indolor, rápido e necessário a ser realizado juntamente com o exame de sangue PSA. Ele falou, também, sobre os tratamentos (cirurgia, terapia hormonal e radioterapia) indicados a cada caso.

O Dr. Gabriel respondeu às perguntas dos participantes e fez um apelo no sentido de multiplicarem aquelas informações junto aos amigos e familiares para que os homens, na faixa etária indicada, realizem os exames preventivos. Ele frisou que a adoção de hábitos saudáveis, como a redução do consumo de gordura e carne vermelha e o aumento da ingestão de legumes, verduras, frutas e grãos, principalmente a soja e seus derivados, a prática de atividade física, a eliminação do fumo e do álcool etc, são importantes para manutenção da saúde.

A enfermeira de Educação Permanente da Gota de Leite, Vanessa Campassi, avaliou a palestra positivamente lembrando que além dos colaboradores da entidade, outros trabalhadores tiveram a oportunidade de receber informações importantes sobre o câncer de próstata. “Eles devem ser multiplicadores e, com isso, divulgarmos a importância da prevenção e da detecção precoce dessa doença”, finalizou.