NUTRIÇÃO: GOTA PROMOVEU RODA DE CONVERSA ENTRE PACIENTES

Um grupo de pacientes encaminhadas pela Rede Básica de Saúde, para atendimento no Ambulatório de Nutrição da Maternidade e Gota de Leite, participou de uma roda de conversa na última sexta-feira (31), na instituição. Com idades e perfis socioeconômicos variados, sete mulheres compartilharam suas experiências no processo de redução de peso e melhoria dos indicadores de saúde.

O primeiro encontro reuniu 07 pacientes

Conduzida pela nutricionista Lívia Augusto Daniel, a roda de conversa também contou com a presença da nutricionista Regiane Albuquerque. Na oportunidade, as pacientes explicaram suas dificuldades para atingirem seus objetivos, reafirmando o compromisso de seguirem as orientações que são passadas em consultas individuais.

Daniele Roma, Patrícia Rosa, Cláudia de Souza, Lidiane Maria de Souza Lima, Viviane Rose de Oliveira Pereira, Michele Cristiane Alves e Patrícia Serrano, relataram uma mudança de hábitos que impactou na qualidade da alimentação de suas famílias, com a introdução de mais alimentos frescos, como legumes, verduras e frutas, por recomendação das nutricionistas.

Mulheres trocaram experiências

No grupo havia três gestantes e duas pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica (redução do estômago) e que precisam controlar a alimentação por recomendação médica. Duas pacientes contaram que os filhos frequentam o CAOIM (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil) e aproveitaram as orientações da equipe multidisciplinar para reforçar os cuidados com a alimentação da família.

Barrinhas de cereais entregues após a reunião

A nutricionista Lívia Daniel explicou que “planejar as refeições ajuda muito. E se em um dia fugir da dieta, deve compensar na refeição seguinte, voltando a se alimentar de acordo com as orientações”. Ela destacou a importância de se fazer escolhas saudáveis, ou seja, ter alimentos de todos os grupos no prato, fugindo dos alimentos ultraprocessados: “Se pode comprar uma salsicha ou um hambúrguer, pode comprar um ovo que é muito mais nutritivo e acessível”, frisou.

Ao final do encontro, foram distribuídas barrinhas de cereais confeccionadas na Gota de Leite e proposto que as reuniões em grupo passem a acontecer uma vez por mês como forma de favorecer a troca de experiência entre as pacientes que vivenciam problemas semelhantes.