Pediatra abordou os cuidados com recém-nascido em encontro
O grupo de gestantes que se reúne, mensalmente, na Maternidade e Gota de Leite, contou com a presença da médica pediatra Drª Karen Gisele Ferreira de Souza no último encontro, promovido na sexta-feira (22). Na oportunidade, foram abordados vários aspectos dos cuidados com o recém-nascido, principalmente no que se refere ao aleitamento materno.
Com a presença de gestantes atendidas nas unidades de saúde do município, a reunião teve início com a apresentação de dados que evidenciam as vantagens da amamentação tanto para o bebê como para a mamãe. Segundo a pediatra, o leite materno, como primeira vacina natural, contribui para evitar a maior parte das causas de morte em bebês, protege as mães do câncer de mama e ainda ajuda na perda de peso após o parto.
A médica lembrou que o leite materno está na temperatura adequada e possui todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento dos bebês que não precisam de outro alimento até os seis meses. Ela afirmou que os bebês devem continuar a ser amamentados até os dois anos de idade.
De acordo com a Drª Karen, “os benefícios são inúmeros para as crianças e produzir leite não depende do formato ou do tamanho das mamas”. Ela frisou que é preciso acabar com alguns mitos como o de que a mãe não conseguirá amamentar o segundo filho porque não teve leite na primeira gestação. Conforme disse, “nos primeiros dias, a produção é de cerca de 100 ml de leite por dia, suficiente para o bebê que acabou de nascer e necessita do colostro, que é a primeira vacina”.
A médica destacou que, gradativamente, a produção de leite vai aumentando chegando a 800 ml por dia aos seis meses. Ela lembrou que após o parto, a equipe de enfermagem da Gota de Leite está preparada para dar todas as orientações sobre o aleitamento e que também há o Banco de Leite Humano com profissionais especializadas para darem o atendimento necessário.
Outros temas abordados no encontro da última semana foram o refluxo e as cólicas. A médica também orientou sobre as manobras emergenciais que devem ser feitas quando o bebê engasga com o leite, enquanto aguarda a chegada do socorro que deve ser acionado imediatamente.
O próximo encontro está marcado para o dia 27 de outubro quando a cirurgiã-dentista, Drª Elen Balloni Coutinho abordará o tema “Bebê-Dente”.