BCG: ENFERMEIRAS RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA VACINAÇÃO

 

A equipe de enfermeiras obstétricas da Maternidade e Gota de Leite está participando de uma capacitação para aplicação da vacina contra a tuberculose (BCG) destinada aos bebês assim que nascem. Segundo a enfermeira Carolina Rodrigues, trata-se de uma vacina que exige um profissional capacitado para a técnica de preparo e administração e era realizada apenas nas unidades de saúde do município (UBS e ESF).

(Esq) Enf. Juliana e Enf. Mayara

“Ao nascer, os bebês devem ser vacinados contra hepatite B e tuberculose. Anteriormente, na Gota de Leite os bebês recebiam alta após serem vacinados contra hepatite B e os pais eram orientados para procurarem a unidade de saúde mais próxima para os filhos receberem a BCG”, explicou.

Conforme disse, diante do agravamento da pandemia do Covid-19, muitos pais ficaram preocupados em se deslocarem às unidades de saúde, o que implicou numa redução considerável no número de crianças que deveriam ter sido imunizadas. Por isso, acrescentou a enfermeira, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu capacitar as equipes das maternidades.

A enfermeira Juliana Carvalho Bortoleto capacitou no fim de 2020 os colaboradores da maternidade com a parte teórica. Nesta primeira semana do ano, a mesma iniciou a parte prática. Segundo Carolina Rodrigues, 11 enfermeiras da Gota de Leite irão receber a capacitação. Futuramente, essas enfermeiras poderão capacitar as auxiliares de enfermagem.

A Gota de Leite completará 90 anos em 2021. É uma instituição que destina 100 por cento do seu atendimento ao SUS e realiza, em média, 110 partos por mês, sendo 74 por cento deles normais, como preconiza o Ministério da Saúde.