Associação Feminina de Marília - MATERNIDADE E GOTA DE LEITE
A Maternidade e Gota de Leite inovou ao implantar o Ambulatório de Vigilância Nutricional, no início de 2013, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília. Voltado às gestantes e às mulheres obesas ou com sobrepeso que desejam engravidar, o serviço foca na promoção, prevenção e assistência aos distúrbios alimentares, oferecendo orientação e seguimento dietético às pacientes.
O Ambulatório tem o propósito de diminuir as complicações decorrentes dos distúrbios alimentares como: sobrepeso, obesidade e também as doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O público alvo do programa são as gestantes com sobrepeso ou obesidade, as gestantes com quadro de Diabetes Mellitus ou Hipertensão Arterial Crônica, as mulheres com sobrepeso ou obesas que desejam engravidar, as gestantes com glicemia limítrofe e as puérperas de recém-nascidos com mais de 04 quilos ao nascimento.
Em média, são atendidas 35 mulheres por mês, sendo que 50 por cento delas aderem ao programa, segundo a nutricionista Regiane Sasso Silva Albuquerque: “Algumas pacientes têm muita dificuldade em focarem na dieta”, afirmou. Conforme disse, outros complicadores são os finais de semana, quando muitas não conseguem seguir as orientações, a falta de cooperação da família e a falta de hábito em ingerirem alimentos saudáveis como frutas e legumes, deixando de lado as guloseimas e frituras.
A nutricionista explicou que, como os retornos ao ambulatório são mensais, as pacientes trabalhadoras encontram dificuldade por parte dos empregadores e acabam faltando às consultas com a enfermeira obstétrica e nutricionista são individuais e com horário previamente agendado.
Regiane Albuquerque afirmou que “o trabalho é gratificante pois são comuns os relatos de pacientes que se sentem melhor após o início da dieta e conseguem alcançar o objetivo.
O atendimento é feito na Maternidade e Gota de Leite, durante o período de gestação ou até o objetivo ser atingido”.
Na Gota de Leite, as pacientes internadas contam com cardápio diversificado e saudável. A Unidade de Alimentação e Nutrição atua no planejamento do cardápio, elaboração da lista de compras, supervisão da produção de refeições, higienização e também das adequações das instalações físicas.
“É elaborado um cardápio balanceado, sendo que, em uma mesma refeição é oferecido pelo menos um alimento de cada grupo alimentar (energéticos, construtores e reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia”, explicou a nutricionista. Ela finalizou afirmando que “cada uma das funcionárias tem o seu segredo especial na hora de preparar os pratos, mas o principal é a pitada de amor e dedicação que elas colocam em todas as preparações”.