Acesso vascular: profissionais de Ibirarema receberam capacitação em parceria com a Gota
Nos dias 20 e 27 de setembro, a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite, em parceria com a Prefeitura de Ibirarema, promoveu uma capacitação teórica e prática sobre “Segurança e Qualidade no Manuseio de Acesso Vascular”. O objetivo do evento foi aprimorar a formação dos profissionais de enfermagem, garantindo um atendimento de maior qualidade e segurança para os usuários dos serviços de saúde.

Sob a liderança do enfermeiro mestre Jonas Pedro Barbosa, os participantes exploraram temas essenciais, como o manuseio vascular, os “13 certos” da enfermagem, técnicas de preparo e locais adequados para aplicação, além dos riscos associados a práticas inadequadas. A presença da Diretora de Saúde, Daniele Dionísio, enfatizou o compromisso do município com a melhoria contínua dos serviços de saúde e a importância das capacitações para o desenvolvimento profissional.
Segundo os organizadores “os encontros proporcionaram momentos de interação, onde os profissionais puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências vivenciadas em suas práticas diárias. Na avaliação, ao final da capacitação, os participantes destacaram a importância das reciclagens e das trocas de experiências. Tanto a Maternidade quanto a Gestão Municipal reconheceram a relevância desse investimento na formação contínua dos profissionais de saúde”.
E concluíram que “os elogios ao evento foram unânimes, com os participantes valorizando a oportunidade de aprimorarem suas habilidades e contribuirem para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde em Ibirarema”.