ANIVERSÁRIO – Aos 94 anos, Gota de Leite reverencia mais de cem mil filhos que ajudou a nascer

Uma cidade em uma maternidade. A Gota de Leite completa 94 anos neste 28 de julho de 2025 e reverencia, em seu aniversário, a todos os que tiveram a vida iniciada nessa instituição. Pelas mãos de profissionais dedicados e protegidos por uma estrutura com qualidade técnica e humanização, já vieram ao mundo mais de cem mil bebês. E as histórias de cada um desses seres humanos é que fazem a história da Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite valer a pena. E seguir em frente.
Quando Marília ainda era uma “bebê”, com seus dois anos de emancipação, surge a Associação Feminina de Marília, através da professora Lyris Rocha Negreiros, que, na época, se uniu às irmãs Carolina e Maria Luiza Moraes Barros.
A proposta, em 1931, era assistir as parturientes carentes e seus bebês. Então, as voluntárias receberam noções de puericultura dos médicos Dr. Carlos Moraes Barros e Dr. Manhães e, munidas de balanças, passaram a visitar as casas para auxiliar nos primeiros cuidados dos que nasciam sem assistência.
As despesas com medicamentos eram pagas pelo colaborador Zezé de Almeida que fundou a Casa Bancária Almeida, atual Banco Bradesco. Com o passar dos anos, o pequeno grupo conseguiu a doação de uma área na Avenida Nelson Spielmann, onde a Gota de Leite se mantém até os dias atuais.
Num dos aniversários anteriores, a 1ª secretária da Diretoria atual, Célia Ribeiro, lembrou ainda, em uma reportagem, que a construção da maternidade se iniciou pela cozinha, por conta da necessidade de ferver o leite que era distribuído às crianças carentes. Célia é jornalista e por muitos anos foi a assessora de Comunicação da Gota.
Sabor de humanização
E até os dias de hoje a cozinha da Gota de Leite compõe sua proposta de humanização. Nessa maternidade que concilia estrutura de saúde qualificada e segura com “jeito de casa de mãe,” o aroma e o sabor das refeições caseiras, feitas com técnica e supervisão nutricional, mas também com amor, integram o acolhimento diário às milhares de parturientes e seus acompanhantes.
Começam os partos
“A primeira sala de parto foi instalada em 1947, levando em conta a precariedade e riscos com que tantos bebês nasciam na época. Desde então, a maternidade vem cumprindo a missão dos instituidores de dar assistência digna e de qualidade às parturientes e seus filhos”, relatam as diretoras.
“O mesmo sentimento maternal que me envolve na família, com meus três filhos e cinco netos, me compromete na entidade. Trabalho pelos colaboradores e pelas pacientes que, todos os dias, entram e saem da entidade com seus filhos no ventre e, depois, no colo”, disse a presidente da entidade, Virgínia Maria Pradella Balloni, voluntária da Gota desde 1986 e presidente desde 1997.

Ela já tinha experiência hospitalar e formações superiores em Economia e Química quando foi convidada a ser tesoureira da Gota, função que ocupou por 11 anos antes da presidência. E ainda cumpriu quatro pós-graduações para corresponder às necessidades da maternidade: Administração Hospitalar, Administração Pública, Serviço de Saúde e MBA em Recursos Humanos.
“Mas nunca devemos esquecer Lirys Rocha Negreiros, a primeira presidente da Associação Feminina de Marília (de 1931 a 1937), que foi a mentora de todo trabalho precursor da maternidade”, enalteceu Virgínia. “Assim como devemos agradecer a todos, voluntários e colaboradores, que atuaram e atuam pela entidade em todo tempo. É um trabalho coletivo por um bem comum”.
“Mãe das Mães”
Desde a primeira sala de parto, em 47, os partos na Maternidade Gota de Leite aumentam concomitantemente à expansão de Marília e região, atingindo uma média de 1.200 nascimentos por ano nas últimas décadas, com um índice de cesarianas inferior a 30% e de intercorrências menor que 2%. Aos 94 anos de idade, essa instituição filantrópica, conhecida como a “Mãe das Mães”, soma mais de cem mil vidas, ou seja, ela já ajudou uma cidade inteira de filhos a virem ao mundo e se tornou referência em parto SUS e humanizado.

Estrutura humana e física
Na Gota, o binômio mãe e bebê conta com um grande time de profissionais. O corpo clínico é composto de: médicos obstetras, pediatras, neonatologistas, anestesistas, enfermeiras obstetras, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga, farmacêutica e nutricionista. Além de toda equipe de apoio, entre as quais estão as áreas de: recepção, lavanderia, cozinha, limpeza, costura, administração e tecnologia.

O Centro Obstétrico da Gota de Leite compreende duas salas de cirurgia e cinco salas de parto normal, em que as mães passam pelo pré-parto e trabalho de parto com total privacidade. As parturientes contam com a estrutura de saúde e física ideais e os profissionais necessários para que tenham seu filho(a) com conforto e segurança. Além da garantia de ter um acompanhante, à sua escolha, durante todo período de internação.

A Gota de Leite apoia, promove e protege o aleitamento materno desde o nascimento, oferecendo suporte contínuo até a alta hospitalar em parceria com o Banco de Leite Humano, que faz visitas diárias à maternidade. E as mamães possuem uma Sala de Apoio à Amamentação para um suporte individualizado, quando necessário.

Pensando na comodidade das famílias, a Gota de Leite oferece serviços integrados: É o caso do Cartório de Registro de Nascimento, que possui uma sala própria dentro da maternidade.
E no acompanhamento inicial à saúde do bebê, a maternidade realiza as vacinas de Hepatite B e BCG e as triagens neonatais preconizadas pelo Ministério da Saúde: teste do olhinho, da linguinha, do coraçãozinho e do pezinho. Sendo que após a alta hospitalar, a Gota agenda a consulta de enfermagem puerperal para a mãe e a consulta de puericultura para o bebê, quando ocorre, ainda, o teste da orelhinha.
Parcerias e envolvimento da população são fundamentais
As parcerias e o envolvimento da população são fundamentais para a manutenção do trabalho de excelência desenvolvido pelo sistema público de saúde. A credibilidade da Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite conquistou parceiros importantes ao longo do tempo que oportunizam um reforço financeiro.
E com esse incremento público e privado e o apoio da população que a Gota de Leite ganha fôlego para manter e modernizar a estrutura física e os procedimentos, implantar projetos e ações e avançar sempre, acompanhando o movimento e evolução da Saúde.
“Até na humanização, esse apoio ajuda muito. É o caso das doações de enxovais que recebemos ao longo do ano. Com elas, melhoramos o acolhimento das parturientes na internação e, ainda, repassamos roupinhas e cobertores às mamães que precisam. Também entregamos mimos às gestantes que vem visitar e conhecer a estrutura da Gota antes do parto”, contou Virgínia Balloni.

Essa é a sua maternidade
Com o slogan “Essa é a sua maternidade”, a instituição avança continuamente em seu pertencimento à população. Parte disso se faz através da OS (Organização Social) Gota de Leite, que corresponde a todo trabalho extramuro da maternidade. Desde 30 de setembro de 1998, a OS reponde ininterruptamente pelo gerenciamento do Programa Estratégia da Família (ESF) de Marília e, mais tarde, também de prefeituras da região, além de executar treinamento e capacitação para os profissionais.
Ou seja, a Maternidade Gota de Leite é a empregadora de centenas de profissionais que atuam nos postos de saúde, atendendo a população dia a dia. “Assumimos esse trabalho quando identificamos que a ESF (Estratégia de Saúde da Família) resgata o atendimento integral às pessoas. Este programa federal tem muito a ver com a história da Gota de Leite, fundada com esses mesmos princípios de humanização e proximidade”, salientou a presidente da maternidade.
Modernização com essência acolhedora
A Maternidade Gota de Leite, por sua história de solidez, responsabilidade e acompanhamento das novas demandas de Saúde, nunca para. A diretoria vê o planejamento constante como uma obrigação natural para manter sua utilidade social.
“Estamos buscando recursos e trabalhando em novidades estruturais, tecnológicas e de saúde, empenhados na melhoria constante dos serviços prestados. Avançamos para a modernização, mas sempre mantendo e aprimorando nossa essência acolhedora e humanizada. Acho que este é o segredo da Gota de Leite”, destacou Virgínia Balloni.
E é por essa filosofia de humanização e pertencimento, com simplicidade e transparência, que as portas da Maternidade estão sempre abertas, como um convite permanente a que as pessoas entrem e sintam-se “em casa”.