Caoim faz ação comunitária de educação alimentar

O Caoim participou do evento “Saúde até Você”, da Igreja Assembleia de Deus, no Jardim Ohara. Uma oportunidade de educação alimentar e divulgação do serviço. Embora muitos desconheçam o trabalho, o Centro de Atendimento à Obesidade Infantil é totalmente gratuito e, através da parceria entre a Prefeitura e a Organização Social Gota de Leite, oferece um acompanhamento multiprofissional por até dois anos para crianças e adolescentes.

O evento da Assembleia de Deus teve duração de três dias e o Caoim participou da noite de sábado (12 de julho). Das 19h às 22h, três profissionais da equipe ocuparam um espaço na iniciativa da igreja de incentivo às práticas saudáveis junto à comunidade.

A nutricionista do Caoim, Marília Mendes de Lima, fez orientações sobre o que é alimentação saudável, em relação ao seu oposto, que são os produtos ultraprocessados. Um comparativo levado pela profissional demonstrou que a desconfiança sobre os custos mais elevados de comer bem não procede, lembrando que buscar os alimentos naturais no tempo certo, de safra, torna essa opção até mais econômica, com melhor custo-benefício.

Enquanto isso, a psicóloga do Caoim, Luíza Navarro Bertoncini, propôs uma reflexão a respeito da busca de alimentos para sanar “fomes emocionais”, com foco nas crianças e adolescentes. Ela abordou o que chamou de “alimentos emocionais” para este público, como rotina, presença emocional, limites afetivos, brincadeiras, escuta e validação de emoções e sentimentos. “Não se trata somente da alimentação. Para que haja equilíbrio alimentar, é essencial fortalecer os vínculos afetivos, o pertencimento e a autoestima das crianças e adolescentes”.

“As famílias abordadas se interessaram pelo Caoim, esclareceram dúvidas e atraíram outras pessoas para receberem as orientações. Foi muito produtivo”, considerou a nutricionista. A auxiliar de escrita do Caoim, Emilane Gonçalves Felipe, apoiou a divulgação e o trabalho durante o evento.  

O Caoim fica na rua Nove de Julho, n. 395, e funciona das 8h às 16h de segunda a sexta-feira. Além de receber pacientes da rede de Saúde e Educação, também atende demanda espontânea. Basta comparecer. A faixa etária alvo vai deseis a 17 anos, com permanência no programa por seis meses a dois anos.

A equipe é mantida pela Gota de Leite e compreende 11 funcionários: médica clínica geral, enfermeira, duas nutricionistas, dois educadores físicos, dois fisioterapeutas, uma psicóloga, uma auxiliar de escrita e uma auxiliar de serviços gerais.