COM PALESTRAS E DINÂMICAS EM GRUPO, GOTA ENCERROU SIPAT 2019
Iniciada na terça-feira, dia 19 de novembro, a 24ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Maternidade e Gota de Leite foi encerrada nesta quinta-feira com a participação de centenas de colaboradores, além dos profissionais que atuam na maternidade, estiveram presentes colaboradores contratados pela instituição em convênio com o município e que prestam serviço no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Centro de Atendimento à Obesidade Infantil (Caoim), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Pronto Socorro – P.A. Sul.
A abertura da SIPAT foi realizada pela presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni. Ela afirmou que os colaboradores são o maior patrimônio da empresa, destacando a importância de todos se manterem vigilantes no sentido de cuidarem de sua saúde e evitarem riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Na oportunidade, ela estava acompanhada da tesoureira da instituição, Rosalita Soffener Berlanga.
A presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a técnica em Segurança do Trabalho, Arlete Rossatto, não pode estar presente devido a um tratamento de saúde. Mas, enviou uma mensagem aos cipeiros. Por sua vez, a vice-presidente da Comissão, Priscila Peres, fez o encerramento da semana quando agradeceu a participação de todos.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia, o médico psiquiatra Dr. Murilo Oliveira proferiu uma palestra sobre o tema “Saúde e Espiritualidade”. Ele observou que as pessoas que têm espiritualidade, independente de religião, tendem a suportar mais as adversidades. Conforme disse, “a religiosidade e espiritualidade ajudam, mas não significa que a pessoa que está doente ou sofre possui falha moral. Nem sempre o sofrimento está relacionamento à falta de religiosidade”.
O filósofo e assistente social Jurandir Gelmi Jr foi o palestrante do segundo dia. Ele abordou o tema “Empatia, tolerância e diálogo”, levando os presentes a uma reflexão sobre a necessidade que as pessoas têm de se apoiarem mutuamente, seja no trabalho, seja em qualquer momento da vida.
No terceiro dia, a psicóloga clínica Alessandra Faria Rossi falou sobre um assunto que chamou a atenção de todos: “Dependência Digital”. Utilizando um teste, ela pediu que os presentes procurassem responder as perguntas propostas para saber se estavam em fase inicial ou avançada de dependência digital, quando deve-se procurar ajuda profissional. Ou se estavam lidando bem com as novas tecnologias e tirando proveito dos recursos sem afetar a profissão ou o convívio social.
Houve apresentações do grupo “Amigos do Sorriso”, formado por estudantes de Medicina da FAMEMA e no encerramento o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) enviou uma equipe que conduziu uma dinâmica de dança circular envolvendo os participantes em duas grandes e animadas rodas.
Ao final de cada dia, foram sorteados brindes, com citação de pessoas e empresas que colaboraram com evento: Cacau Foods, Dori Alimentos, Estoril Hotel, Dra. Priscila Parr, Dra. Ana Lidia Azevedo Ribeiro, Sal Doce, Supermercado Marandola, Telma Custódio, Temperola Alimentos, Marilan Alimentos, Supermercado São Francisco, Escritório Nacional, Edna Alves Lopes, Elanir Morro, SENAC, Padaria São Judas Tadeu, Supermercado São Judas Tadeu, Drogaria Total (Aeroporto).