Docentes da Famema participaram de encontro de gestantes na Gota

As enfermeiras Fernanda Mazzeto e Fernanda Siqueira, docentes da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (FAMEMA) participaram da reunião mensal do grupo de gestantes na Maternidade e Gota de Leite, na última segunda-feira (26). Em uma roda de conversa, elas abordaram vários temas relacionados às mudanças biológicas e emocionais próprias do período gestacional.

Enfermeiras da Famema participaram da roda de conversa na Gota

Desta vez, estiveram presentes as gestantes das Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs) do Jardim Renata e do Costa e Silva, em um grupo heterogêneo: havia desde adolescentes de 17 e 18 anos até uma mãe experiente que aguarda o terceiro filho. Elas foram recepcionadas pela presidente da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni, que deu as boas-vindas ao grupo, além das enfermeiras obstétricas Patrícia Fernanda Bombarda Truzzi Gilio e Carolina Rodrigues Silva Martins e de Educação Permanente, Vanessa Campassi.

“Esses encontros são de extrema importância para o período gestacional”, afirmou a enfermeira Fernanda Siqueira, acrescentando que a fase “traz muitas dúvidas, anseios e preocupações”. Conforme disse, “as mulheres terem a oportunidade de poderem expressar algo que estão sentindo, que estão vivenciando e esclarecendo dúvidas, possibilitará a elas se prepararem melhor para o momento do nascimento”.

As gestantes, as enfermeiras convidadas e equipe da Gota de Leite

Por sua vez, a enfermeira Fernanda Mazzeto lembrou os diferentes perfis das gestantes reunidas naquela tarde, ressalvando que, apesar disso, as dúvidas, anseios e medos são semelhantes “porque a gestação traz essa modificação física e também emocional. Entender o que acontece com elas, de alguma forma, vai desenvolver os recursos para viverem essa nova fase de forma mais tranquila, mesmo que seja a primeira experiência”.

INTERAÇÃO

Ao contrário das últimas reuniões em que uma especialista proferiu palestra sobre determinado tema, o encontro deste mês aconteceu com mais interação entre as gestantes que puderam falar abertamente sobre seu medos, tirar dúvidas e contar suas experiências. Entre os tópicos enfocados, destacaram-se: oscilação de humor, depressão pó-parto, sinais do trabalho de parto, entre outros.

Mudanças de humor, depressão pós-parto etc, entre os temas abordados

O próximo encontro está marcado para o dia dois de agosto, quando será abordado o tema: “Cuidados com o recém-nascido” e é destinado aos grupos de gestantes de todas as unidades de saúde do município.