Docentes da Famema participaram de encontro de gestantes na Gota
As enfermeiras Fernanda Mazzeto e Fernanda Siqueira, docentes da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (FAMEMA) participaram da reunião mensal do grupo de gestantes na Maternidade e Gota de Leite, na última segunda-feira (26). Em uma roda de conversa, elas abordaram vários temas relacionados às mudanças biológicas e emocionais próprias do período gestacional.
Desta vez, estiveram presentes as gestantes das Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs) do Jardim Renata e do Costa e Silva, em um grupo heterogêneo: havia desde adolescentes de 17 e 18 anos até uma mãe experiente que aguarda o terceiro filho. Elas foram recepcionadas pela presidente da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni, que deu as boas-vindas ao grupo, além das enfermeiras obstétricas Patrícia Fernanda Bombarda Truzzi Gilio e Carolina Rodrigues Silva Martins e de Educação Permanente, Vanessa Campassi.
“Esses encontros são de extrema importância para o período gestacional”, afirmou a enfermeira Fernanda Siqueira, acrescentando que a fase “traz muitas dúvidas, anseios e preocupações”. Conforme disse, “as mulheres terem a oportunidade de poderem expressar algo que estão sentindo, que estão vivenciando e esclarecendo dúvidas, possibilitará a elas se prepararem melhor para o momento do nascimento”.
Por sua vez, a enfermeira Fernanda Mazzeto lembrou os diferentes perfis das gestantes reunidas naquela tarde, ressalvando que, apesar disso, as dúvidas, anseios e medos são semelhantes “porque a gestação traz essa modificação física e também emocional. Entender o que acontece com elas, de alguma forma, vai desenvolver os recursos para viverem essa nova fase de forma mais tranquila, mesmo que seja a primeira experiência”.
INTERAÇÃO
Ao contrário das últimas reuniões em que uma especialista proferiu palestra sobre determinado tema, o encontro deste mês aconteceu com mais interação entre as gestantes que puderam falar abertamente sobre seu medos, tirar dúvidas e contar suas experiências. Entre os tópicos enfocados, destacaram-se: oscilação de humor, depressão pó-parto, sinais do trabalho de parto, entre outros.
O próximo encontro está marcado para o dia dois de agosto, quando será abordado o tema: “Cuidados com o recém-nascido” e é destinado aos grupos de gestantes de todas as unidades de saúde do município.