Gestores e líderes em Saúde da região fazem de oficina da Gota de Leite

Uma oficina sobre o trabalho na Saúde Pública reuniu aproximadamente 30 profissionais de municípios da região com cargos de liderança. A atividade de Educação Permanente, nessa sexta-feira (8), foi uma realização da Organização Social Gota de Leite, que faz a gestão dos Recursos Humanos para a Atenção Básica de vários municípios da região, além de Marília.

A oficina incluiu o trabalho em equipe, a comunicação e as avaliações de desempenho dentro da Saúde Pública. “A Gota dá muito valor ao atendimento conferido ao paciente e, para um resultado cada vez melhor, a equipe precisa estar alinhada com os padrões de trabalho, o que justifica a Educação Permanente”, mencionou a presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni.

O tema Feedback em Saúde foi ministrado, de forma virtual, pela psicóloga doutora Elisângela Mara Zanelatto, que mora no Rio Grande do Sul. Ela é especialista em Gestão da Saúde da Família e Comunidade. Foram mais de quatro horas de atividades, entre palestra, dinâmicas e avaliação prática, em um formato dinâmico e humanizado.

A oficina, no auditório da escola Fisk, teve a parceria da empresa “Diagnóstico, Vida, Gestão e Saúde”. “Temos um trabalho de escuta atenta nos municípios onde atuamos para atender às demandas. E entre elas, está a dificuldade quanto ao processo de avaliação, visto, muitas vezes, como um instrumento punitivo, e não de virada de chave para a melhoria da qualidade”, explicou o assessor técnico da Gota de Leite e CEO da empresa parceira na realização do evento, Hélio Benetti.

Entre os participantes estavam quatro gestores municipais de Saúde, dos municípios de: Ibirarema (Daniele Dionísio), Campos Novos Paulista (Rômulo Alcântara), Ribeirão do Sul (Marta Miguel Rorato) e Guaimbê (Rita de Cassia Gilio Polizatto).

“O objetivo dessa oficina foi proporcionar um espaço de escuta e trocas sobre a comunicação no trabalho em saúde, com ênfase na condução da avaliação de desempenho e no reconhecimento do feedback para a melhoria dos processos de trabalho”, mencionaram as profissionais de Recursos Humanos da Gota de Leite, Catiane Berbel e Aline Freitas.

