GOTA DE LEITE AMPLIA ATENDIMENTO NUTRICIONAL

O Ambulatório de Nutrição que a Maternidade e Gota de Leite implantou, através de parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, em 2.014, está ampliando o atendimento à população. Agora, além da indicação às gestantes com sobrepeso, obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças, qualquer mulher com necessidade de atendimento especializado terá acesso ao ambulatório.

Lívia durante atendimento à Stacy

Segundo a nutricionista Lívia Augusto Daniel, “as pacientes são encaminhadas pela Unidade de Saúde após o agendamento. Elas são recebidas na maternidade, com hora marcada, trazendo o histórico médico e todas as informações necessárias. Aqui são realizadas a avaliação física e a anamnese alimentar e, juntas, traçamos um objetivo”.

O ambulatório funciona no período da tarde sendo que, em média, são atendidas cinco pacientes por período. Para o mês de maio a agenda já está completa mostrando que havia demanda reprimida pelo serviço. Segundo a nutricionista, “os retornos são agendados de acordo com o objetivo. Tem paciente que vem toda semana, enquanto outras retornam a cada 40 dias”.

Lívia Daniel assinalou que o acompanhamento nutricional promove “uma melhoria significativa na qualidade de vida, no humor. Tem um público mais fidedigno que tem sede de mudança, mas não encontrava apoio”. Os indicadores para a saúde são observados com a realização de exames que mostram a evolução durante o acompanhamento.

Nutricionista Lívia Daniel

PLANEJAMENTO

De acordo com a nutricionista, o cardápio é personalizado para cada paciente, de acordo com suas preferências e condições socioeconômicas: “Ninguém aqui está pedindo tofu (queijo de soja). Alimentar-se bem não custa caro. Pedimos que utilizem alimentos da época, que façam as compras em dia de sacolão para aproveitarem as promoções. É importante ter um planejamento e também manter algo congelado para uma situação de emergência, por exemplo”.

Ela assinalou que “não existe alimentação saudável sem louça na pia. Temos que descascar mais e desembalar menos”, referindo-se aos alimentos processados. A nutricionista explicou que na alimentação saudável deve-se dar preferência às frutas, verduras, legumes e aos alimentos de todos os grupos, lamentando que, “muitas vezes, ao invés de usar o ovo, que é um alimento completo, preferem comprar salsicha”.

Finalizando, Lívia Daniel informou que será realizado um projeto piloto, no dia 31 de maio, às 14h30, na Gota de Leite: “Será uma roda de conversa. Inicialmente, teremos seis mulheres que poderão trocar experiências, falando de suas conquistas e dificuldades”, assinalou. Estará presente, também, a nutricionista Regiane Albuquerque que integra a equipe da Gota de Leite. Após a avaliação desse encontro, serão promovidos outros com as demais participantes.

GESTANTE

Aos 28 anos, Stacy Barrochello Nobre Takano não é obesa, mas recorreu ao Ambulatório de Nutrição da Gota de Leite porque seu exame de glicemia apresentou alteração. Grávida de 14 semanas, ela foi encaminhada pela USF Aniz Badra para que a nutricionista Lívia Daniel a orientasse sobre a dieta alimentar nesta fase.

“Ela apresentou baixo consumo de proteína e uma alimentação muito restrita. Vamos tentar outras alternativas”, afirmou a nutricionista que destacou a importância do acompanhamento nutricional para a prevenção de doenças como o diabetes.

Stacy Takano elogiou o atendimento: “Como estou no início da gestação, fiquei preocupada por não comer carne. Espero engordar só o necessário com esse acompanhamento que estou achando excelente”.

DIRETORIA

Ricardo Mustafá foi recebido pela presidente Virginia Balloni

Virgínia Balloni, presidente da Gota de Leite, afirmou que “a Gota de Leite é parceira do município em várias áreas. E o Ambulatório de Nutrição é um trabalho que tem apresentado ótimos resultados. Ficamos felizes em receber as pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde, com hora marcada, em um ambiente agradável e acolhedor onde podem se sentir à vontade”.

A presidente da instituição informou que “em breve, entrarão em vigor outras parcerias que estamos formalizando com a Secretaria Municipal da Saúde cujo secretário, Ricardo Mustafá, nos visitou na quarta-feira e pode conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Agradecemos a visita e reafirmamos nosso compromisso de continuar atendendo com qualidade todos que nos procuram. Afinal, a Gota de Leite é 100 por cento SUS”.