GOTA DE LEITE COMPLETA 87 ANOS E LANÇA CAMPANHA PARA REFORMA.

Fundada em 1.931, a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite completa 87 anos neste dia 28 de julho. Destinando 100 por cento do seu atendimento ao SUS, a instituição é referência em parto humanizado registrando altos índices de partos vaginais seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde: em 2017 realizou 1.226 partos, sendo 72,51% normais (889) e apenas 27,48% de cesáreas (337).

Uma das cinco salas de parto normal entregues em 2017 com apoio de empresas e comunidade

Através de equipe multidisciplinar composta por 28 médicos obstetras e pediatras, 13 enfermeiras, das quais 10 são enfermeiras-obstétricas, 02 fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 doula e 01 fonoaudióloga, a entidade é referência para partos de baixa e média complexidade recebendo pacientes de Marília e de outros 17 municípios da micro-região.

No ano passado, graças ao apoio de empresas e instituições como o Tauste, Marilan, 1ª Igreja Batista de Marília, bem como de clubes de serviço e da ação de voluntários e de colaboradores engajados na promoção de eventos para geração de renda, foi possível inaugurar o Centro de Parto Normal e o novo Centro Cirúrgico.

Virgínia Balloni, presidente da Gota de Leite

Em 2018, a maternidade está lançando uma nova campanha visando dar continuidade às reformas e melhorias. Segundo a presidente, Virgínia Maria Pradella Balloni, “devido à antiguidade da construção, apesar de algumas reformas realizadas nas últimas décadas, o prédio necessita de reparos urgentes para conter infiltrações na ala de internações e substituir o piso da rampa de acesso ao andar superior onde se localizam o Centro Cirúrgico, o Centro de Parto Normal, a Sala de Fonoaudiologia, a Sala de Vacinas e o Berçário”.
Ela prosseguiu explicando que “na parte externa, após a inauguração da Central de Materiais, construída graças aos recursos do Panetone Solidário do Tauste, e da nova lavanderia, não houve recursos suficientes para concluir a instalação de piso adequado e o contrapiso apresenta rachaduras e infiltrações que também necessitam ser sanadas”.

Guilherme Cunha, do Tauste ação Social, durante inauguração em 2017

Virgínia Balloni afirmou que “como a Gota de Leite atende 100 por cento pelo SUS não conta com outras fontes de recursos. Por isso, o apoio de empresas, clubes de serviço e da comunidade em geral, é fundamental para que possamos iniciar a segunda fase das reformas proporcionando um local seguro para nossas pacientes e nossos colaboradores”.

No dia 05 de agosto, a Gota de Leite será uma das entidades beneficiadas pela promoção da bacalhoada do Rotary Clube de Marília Tradição e no fim do ano será promovido um almoço com renda totalmente revertida à maternidade.