Gota de Leite enaltece a participação de Ibirarema no Conasems
A Gestão em Saúde de Ibirarema, que conta com a parceria da OS (Organização Social) Gota de Leite (Marília) em sua rede de Atenção Básica, também participou do 38º Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).
O congresso nacional, considerado o maior evento de saúde pública do mundo, foi realizado em Belo Horizonte (MG) nesta semana (15 a 18 de junho), com a participação da funcionária da Gota de Leite, Camila Franco, gerente de serviços em Ibirarema. Ela acompanhou a diretora de Saúde do Município, Daniele Dionísio, parceira da Gota.


“Depois de ter contribuído com um relevante trabalho para a saúde da população na II Oficina Nacional do Imuniza SUS (durante o Conasems de 2024), Ibirarema retorna ao 38º Congresso, neste ano, usufruindo desse importante espaço de debate, capacitação e fortalecimento da gestão municipal do SUS (Sistema Único de Saúde)”, elogiou a diretoria da Associação Feminina Maternidade e Gota de Leite.
A Associação contempla tanto a Maternidade Gota de Leite quanto a Organização Social Gota de Leite, parceira na execução da Saúde Pública de Marília e municípios da região. O trabalho apresentado por Ibirarema em 2024, durante o congresso nacional do Conasems, foi sobre o processo de descentralização da sala de imunização para ampliar o acesso da população.
Maternidade teve trabalho de destaque no 38º Congresso do Conasems
A Maternidade Gota de Leite, junto com o Banco de Leite Humano e a Secretaria Municipal da Saúde, teve um trabalho de destaque durante o congresso nacional. O projeto se chama “Integrando Banco de Leite Humano, Maternidade Gota de Leite e Atenção Básica à Saúde na Rede Alyne (reestruturação da antiga Rede Cegonha)” e engloba uma série de medidas práticas, implantadas desde 2024 na maternidade para o apoio, orientação e incentivo ao aleitamento materno.
Esse projeto foi credenciado para a etapa nacional durante o 38º Congresso do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), realizado em Santos de 9 a 11 de abril.
A autoria do projeto é da presidente do Banco de Leite Humano, Sandra Domingues, junto com oito coautoras do BLH, Gota de Leite e Município. Entre elas, a presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, e a enfermeira da Gota, Patrícia Fernanda Bombarda Truzzi Gilio, que esteve no Congresso Nacional representando a instituição.
