Gota de Leite promoveu Treinamento sobre Gerenciamento de Conflitos

No período de 05 a 11 de abril, a Maternidade e Gota de Leite promoveu o 1º Treinamento de Gerenciamento de Conflitos voltado aos quase 500 profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) além dos colaboradores internos da instituição, na sede da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).

Gestão de Conflitos Gota de Leite 2016

Psicólogo Gilmar (à esquerda no fundo) ministrou o treinamento

Segundo a médica do Trabalho, Drª Ana Lídia Azevedo Ribeiro Gomes, presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da maternidade, o treinamento foi ministrado pelo psicólogo e professor universitário Gilmar Milewisk Lucena e reuniu grupos de aproximadamente 100 colaboradores em cada um dos cinco encontros.

“Nos últimos tempos vínhamos identificando conflitos e problemas de comunicação interpessoal nas equipes, por hierarquia, questões de subordinação e gerenciamento”, explicou a médica.

Gestão de Conflitos 2016 B

Auditório lotado nos cinco dias de treinamento

Segundo ela, “o conflito interpessoal no dia-a-dia refletia muito no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) com aumento de afastamentos por transtornos mentais, psiquiátricos, alto índice de depressão, ansiedade, stress e transtornos de adaptação”.

Os profissionais da Saúde da Família são contratados pela Gota de Leite que realiza o gerenciamento dos Recursos Humanos, observou a médica, assinalando que foram estudadas alternativas para apoiar os trabalhadores: “Pensamos em fazer um evento para proporcionar a essas equipes um atendimento psicológico, um olhar frente aos problemas interpessoais que acontecem”.

2a355d57-e89a-4155-a589-5ce1f859f57b

Profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família e colaboradores da maternidade estiveram presentes

A Drª Ana Lídia explicou o convite ao psicólogo Gilmar Lucena por sua reconhecida experiência na área: “Prontamente, ele se disponibilizou em nos atender. Nos cinco encontros, o Gilmar abordou o assunto ‘conflitos’ em geral, não só conflitos dentro do trabalho, mas também os conflitos internos de cada um, os conflitos familiares e até os conflitos financeiros”.

Conforme disse, “notamos que os colaboradores gostaram bastante. Dentro de 30 dias vamos enviar um questionário perguntando o que eles conseguiram tirar da palestra e colocar no seu dia-a-dia; o que tiraram de proveitoso, se tiveram retorno dentro da equipe e se facilitou a comunicação interpessoal entre eles”.

GEstão de Conflitos 2016 C

Gilmar Lucena recebeu um mimo em agradecimento por sua colaboração

Na opinião da presidente da Maternidade e Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, o treinamento de gerenciamento de conflitos “foi muito importante. Os colaboradores atendem a comunidade e tudo o que for feito para que se sintam melhor e mais motivados refletirá na qualidade do serviço prestado à população”.

Ela aproveitou para agradecer ao psicólogo Gilmar Lucena “que colaborou, mais uma vez, com nossa entidade e, consequentemente, deu sua contribuição à saúde pública já que somos uma entidade 100% SUS e, em através de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, gerenciamos os recursos humanos do Programa Estratégia Saúde da Família”.

 

Fotos: Victhor Wesllen S. Rodrigues – TI Maternidade e Gota de Leite