GOTA DE LEITE REALIZA TESTE DO CORAÇÃOZINHO EM BEBÊS
Desde o início da semana, os bebês nascidos na Maternidade e Gota de Leite são submetidos a mais um exame de rotina: o “Teste do Coraçãozinho”. Realizado 24 horas após o nascimento, o exame é capaz de identificar casos suspeitos de cardiopatia cianótica. O trabalho envolve as equipes de Enfermagem e de Pediatria da instituição, composta pelos médicos Dra. Karen Gisele Ferreira de Souza, Dr. Edson Koji Suzuki, Dra. Olivia Cordeiro e Dra. Sarah Trambaioli.
Segundo a pediatra Dra. Karen, “é um exame simples e rápido, que dura entre 3 e 5 minutos, realizado com Oxímetro de pulso, que nada mais é que um aparelho que emite uma luz que atravessa a pele e vai avaliar a oxigenação do sangue do bebê. É um teste de triagem. Não é um teste diagnóstico de 100 por cento de eficácia, mas vai identificar, de repente, casos graves de cardiopatia”.
Ela explicou que os casos alterados serão encaminhados para realização de exames complementares, como eco cardiograma. O fluxo de encaminhamento dos bebês está sendo pactuado com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília. A médica assinalou que “o objetivo é diagnosticar o quanto antes uma possível cardiopatia”.
TREINAMENTO
Nos dias 12 e 13, toda equipe de Enfermagem da Gota de Leite recebeu um treinamento para a realização do teste do coraçãozinho. Ministrada pela Dra. Karen, a capacitação consistiu “em ensinar a equipe a aplicar e realizar o teste do coraçãozinho”. Conforme disse, as instruções envolveram a importância da “correta aplicação do teste e as técnicas em relação ao próprio aparelho para garantir que tenhamos sucesso na triagem”.
Atualmente, além do novo teste do coraçãozinho, os bebês nascidos na Gota de Leite passam pelos testes do olhinho e da orelhinha. No caso dos bebês que permanecem após 48 horas, também fazem o teste do pezinho na maternidade. Já os que recebem alta antes podem fazer o exame do pezinho na unidade de saúde mais próxima de sua residência.