GRUPO DE GESTANTES ABORDOU OS CUIDADOS COM RECÉM-NASCIDOS
Com a participação de 18 gestantes das Unidades de Saúde da Família (USFs) Parque das Nações, Jardim Renata, Jóquei Clube e Distrito de Padre Nóbrega, a reunião periódica do Grupo de Gestantes da Maternidade e Gota de Leite abordou, nesta quarta-feira, o tema “Cuidados com o recém-nascido”. Conduzida pela docente da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema), enfermeira Fernanda Siqueira, a roda de conversa contou, ainda, com a participação das enfermeiras Fernanda Mazzeto (Famema), Patrícia Truzzi Gilio e Carolina Rodrigues (Gota de Leite).
A novidade desta semana foram as presenças de Beatriz Miranda e seu bebê de dois meses. A jovem mãe compartilhou suas experiências com o grupo e tirou dúvidas com as profissionais de enfermagem. Entre os assuntos abordados, destacaram-se: cuidados na hora do banho; como segurar o bebê; curativo do coto umbilical; cuidados com a pele (assaduras); cólica do bebê; corte da unha do bebê; reação diante do bebê que engasgou com leite; troca de fraldas etc.
“Ser mãe não vem com receita. Desde que os bebês nascem, tem que fazer a adaptação: eles conosco e nós com eles”, afirmou a enfermeira Fernanda Siqueira. Ela pediu que todas se apresentassem enumerando os temas que mais tinham dúvidas. Para demonstrar os cuidados com o bebê foram utilizados a boneca “Duda”, com peso e tamanho similar a um recém-nascido, banheira, fralda, roupinhas, cotonete, álcool etc.
No grupo desta semana havia mulheres em primeira gestação e outra que será mãe pela quarta-vez. Em comum, dúvidas desde como lavar as roupas dos bebês até o tempo de espera para deitar o recém-nascido após a mamada. No entanto, também surgiram perguntas a respeito das mães, como, por exemplo, os exercícios físicos permitidos para as gestantes.
“Acredito que esse tipo de grupo, a partir de uma roda de conversa, é uma estratégia valiosa no sentido de discutirmos os assuntos a partir das necessidades do grupo. Os temas que trabalhamos superaram as minhas expectativas. Teve assunto que, na lista que elencamos, de cuidados com o recém-nascido, foram além”, afirmou Fernanda Siqueira.
Conforme disse, “a atividade física da mãe não fazia parte. Embora o assunto fosse sobre recém-nascido, tinha mulheres em início de gestação em que, neste momento, a dúvida delas não era o cuidado com o RN e sim o que ela está vivenciando na gestação. Então, quando você dá oportunidade de ouvir o grupo e fazer a discussão a partir das suas necessidades, consegue atingir a todos”.
A enfermeira assinalou que a roda de conversa “é diferente de nós utilizarmos um curso formatado tradicionalmente e vir com uma apresentação pronta. Havia gestantes em início da gestação e outras no final, já vivenciando a expectativa da chegada do bebê”. Ela elogiou a participação da mãe e seu bebê de dois meses pelo compartilhamento de suas experiências.
Finalizando, a enfermeira afirmou que “este é um grupo extremamente rico neste sentido. Não estamos transmitindo informações e sim compartilhando saberes. Isso é extremamente importante quando a gente pensa em cuidados maternos e cuidados com as crianças”.
O próximo encontro acontecerá no dia 18 de agosto, às 14h, com a participação da doula da Gota de Leite, Rosemar Camilo e Oliveira. Ela abordará o tema “As emoções da gestante no pré-parto”. São convidados grupos de gestantes das unidades de saúde da Rede Básica de Marília.