HEPATITE: GOTA FAZ CAMPANHA SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO.

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Maternidade e Gota de Leite aproveitou o calendário colorido da saúde, que definiu o “Julho Amarelo” (Hepatites Virais), fazendo a junção com o verde de 27 de julho, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho), para desenvolver uma campanha focada nos dois temas.

Drª Camila Ribeiro proferiu palestras

Dessa forma, nos dias 23 e 24 a médica Camila A. Ribeiro, do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria Municipal da Saúde, proferiu palestra sobre o “Mês de Conscientização das Hepatites Virais” para os colaboradores da maternidade. E nos dias 26 e 27, o SESMT promoverá um bingo e concurso de frases sobre a Prevenção de Acidentes de Trabalho, informou a técnica em Segurança do Trabalho, Arlete Rossatto.

Na palestra deste início de semana, a médica fez uma exposição sobre os tipos de Hepatite (A, B, C, D e E), formas de contágio, entre outros aspectos, destacando a importância da prevenção seja através da imunização, como também com o uso adequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) evitando riscos de acidentes biológico com materiais perfuro cortantes.

Colaboradores tiraram dúvidas sobre a doença

De acordo com a médica, até 2016, havia 173 portadores de hepatite B em Marília sendo acompanhados pelo SAE. No Brasil, estima-se que haja dois milhões de portadores de Hepatite B, doença 100 vezes mais infectante que o HIV (vírus da AIDS) e no mundo sejam 350 milhões de infectados.

Sendo 80% assintomática, a Hepatite é uma doença silenciosa. Por isso, recomenda-se atenção para não se compartilhar seringas, escovas de dente, lâminas de barbear, alicates de unha e qualquer objeto cortante. A Secretaria Municipal da Saúde está realizando testes rápidos para detecção da doença, até o fim do mês.