HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: CURSO ATINGIU 113 COLABORADORES
A higienização correta das mãos foi tema de um curso promovido, nesta semana, pela Maternidade e Gota de Leite aos 113 colaboradores que prestam serviços internamente na instituição. Com turmas distribuídas nos períodos diurno e noturno, o treinamento contemplou profissionais de todas as áreas e foi ministrado pela enfermeira Vanessa Campassi.
“Felizmente, não temos na nossa maternidade casos de infecção que geram óbito. Mas, se podemos ter ações preventivas, se estamos buscando a excelência na qualidade dos nossos serviços, por que esperar que algo aconteça para agirmos?” indagou a enfermeira. Ela observou que “os casos de infecção hospitalar causam prejuízos aos pacientes e à saúde pública demandando antibióticos caros”.
Dessa forma, prosseguiu Vanessa Campassi, “temos que gerar um hábito saudável com cada um assumindo a responsabilidade de prestar os cuidados de forma segura aos pacientes”. Ela explicou que, além da água e sabão para a lavagem das mãos, o álcool gel sempre deve ser usado antes e após as atividades.
A enfermeira afirmou que “até na hora da troca de um simples lençol de uma cama para outra, os profissionais devem higienizar as mãos para evitarem a contaminação cruzada”. Em seguida, acompanhada da enfermeira Natália Plaza, Vanessa exibiu um vídeo sobre a higienização das mãos no ambiente hospitalar.
Finalizando, para testar os conhecimentos dos colaboradores, foi realizado um experimento no qual, após a higienização das mãos com álcool gel, as mesmas foram posicionadas no interior de uma caixa de luz negra. Individualmente, os participantes puderem ver os pontos em que ainda havia sujidade revelada pelo contraste da luz, demonstrando a importância desse procedimento de rotina ser executado de maneira correta.
A presidente da Maternidade e Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, elogiou o trabalho da equipe de Educação Permanente: “Trabalhamos com muita seriedade para oferecer o melhor para nossas pacientes. Por isso, apoiamos os cursos e treinamentos que contribuam para elevar o nível de nossos colaboradores”, assinalou.
Conforme disse, “nossa entidade fará 85 anos em 2016 e pretendemos promover muitos outros cursos e treinamentos. Será um ano de muitas atividades, não apenas internas, de melhoria de nossos serviços, como também externas com o projeto de captação de recursos destinado a subsidiar a conclusão da readequação do Centro Obstétrico e Ginecológico da Gota de Leite”.