EM SESSÃO SOLENE, A CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEOU OS 85 ANOS DA GOTA DE LEITE.
Com a presença dos vereadores Luiz Eduardo Nardi, José Bássiga e Marcos Custódio, representantes da sociedade civil e colaboradores da Maternidade e Gota de Leite, a Câmara Municipal de Marília realizou uma sessão solene, no dia 26 de agosto de 2.016, para homenagear os 85 anos da instituição. A solenidade foi conduzida pela vereadora Sônia Tonin, autora do requerimento que propôs a homenagem.
Na oportunidade, foram homenageados a presidente da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni, voluntária há 30 anos na Gota de Leite, a ex-presidente Vera Lúcia Lorenzetti Gelás (Gestão 1974-1978), as auxiliares de Enfermagem Antonia Aparecida Pereira Veregue e Ivanir Dallan de Melo, a encarregada de Almoxarifado Izaura Peixoto Gimenez, a enfermeira Denise Elaine Garozi, as cirurgiães-dentistas Luciana Mara Camargo Pfeifer e Elucimara Aparecida Ferreira Paes, o motorista João Eduardo de Abreu, o médico Sílvio Guikô Yamada e a servidora pública aposentada Maria Carolina de Moraes Almeida, filha da Senhora Carolina de Moraes Almeida que foi uma das fundadoras da entidade, em 1931.
Através de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, a Gota de Leite responde pelos recursos humanos do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), CAOIM (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil) e CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Por isso, além das colaboradoras que atuam diretamente na maternidade, foram homenageados profissionais que prestam serviços à Rede Básica de Saúde e são contratados pela Gota de Leite.
SOLENIDADE
Ao abrir a sessão solene, a vereadora Sônia Tonin destacou a importância do trabalho voluntário para a comunidade. Ela fez uma retrospectiva da Gota de Leite, desde sua fundação no início do século passado, lembrando a dedicação das instituidoras preocupadas com o bem-estar das parturientes carentes e seus filhos.
Sobre a atual presidente, Virgínia Balloni, a vereadora lembrou sua trajetória de dedicação à Gota de Leite enumerando os avanços registrados nos últimos anos como a equipe multidisciplinar, a chegada da doula há cinco anos, o foco no atendimento humanizado com estímulo ao parto vaginal e ao aleitamento materno exclusivo. Destacou, ainda, a criação do Ambulatório de Vigilância Nutricional, a reforma e aquisição de modernos equipamentos para a lavandeira e as obras de reforma e adequação do Centro Obstétrico e Ginecológico.
Logo após, foi exibido o vídeo institucional da maternidade seguido do pronunciamento da secretária municipal da Educação, Fátima Gatti, que representou o prefeito Vinicius Camarinha. Ela parabenizou a instituição “pelo brilhante trabalho” e ressaltou a parceria com o poder público afirmando que “sozinhos não somos nada. Quando buscamos parcerias podemos realizar grandes sonhos”.
Após a entrega dos certificados aos homenageados, a presidente Virgínia Balloni assumiu a tribuna para um pronunciamento de agradecimento. Ela fez uma viagem no tempo narrando a cronologia da criação da maternidade: “Centenas de mulheres se comprometeram e se dedicaram ao trabalho voluntário da Gota de leite. E é em função desse batalhão de destemidas que a maternidade seguiu por esses 85 anos”.
Conforme disse, “no presente, carregamos o peso de darmos continuidade a esse trabalho sem esquecermos dos valores que nos foram deixados como legado pela então pequena e tímida entidade, mas que já conhecia a necessidade de oferecer um atendimento digno e respeitoso”.
Virgínia afirmou que “a maternidade cresceu, floriu, se desenvolveu e hoje além de fazer parte do patrimônio histórico da cidade, tem como bandeira o atendimento 100% SUS para toda a população de Marília e mais 18 cidades da região”. Ela fez questão de frisar o comprometimento dos colaboradores: “Somos pautados nos valores éticos e morais com muita transparência que é o suporte para nossa credibilidade junto à sociedade mariliense”.
Ela falou sobre as parcerias com a Prefeitura, através do Programa Estratégia Saúde da Família que conta com 36 equipes, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAOIM e CEREST, e com a UNIMAR com o campo de estágio para alunos de enfermagem e acadêmicos do 5º e 6º ano de Medicina bem como residentes nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia.
Por último, Virgínia Balloni agradeceu ao apoio dos clubes de serviços como Lions Augustin Soliva, Rotary Clube Pioneiro e Rotary Clube Marília de Dirceu, Supermercados Tauste e Confiança que patrocinam promoções da entidade, e a comunidade que colabora cedendo enxovais que são doados às parturientes de baixa renda.
Finalizando, ela fez um agradecimento especial aos colaboradores “pois sem a força de seus trabalhos não teríamos a chance de crescer, mostrarmos do que somos capazes e, principalmente, mostrarmos que somos uma grande e eficiente equipe e que acima de tudo trabalhamos com o coração. Muito obrigada a todos e ressalto todo o meu respeito a vocês”. A presidente foi aplaudida de pé por todos.
Encerrando a solenidade, a cirurgiã-dentista Luciana Pfeifer, da Equipe Técnica de Apoio do CAOIM fez um pronunciamento agradecendo em nome de todos os homenageados.