MAIO AMARELO: GOTA REUNIU MOTORISTAS DA ESF
Na última sexta-feira (17), motoristas do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) contratados pela Maternidade e Gota de Leite, através de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, participaram de uma palestra com o especialista em Trânsito, Kristofferson Caetano, sobre a prevenção de acidentes.
Promovido pelo SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), o evento fez parte do calendário comemorativo do “Maio Amarelo”, evento internacional instituído pela ONU para conscientização da sociedade visando a redução dos acidentes de trânsito, explicou a técnica em Segurança do Trabalho, Aline Soares da Silva.
O especialista abordou os três principais fatores de risco (velocidade, cinto de segurança e uso do telefone celular), apresentando estatísticas alarmantes sobre o número de acidentes, bem como de vítimas. Na oportunidade, destacou que “o acidente ocorre devido ao desrespeito às normas de trânsito e à má qualidade do condutor”.
Conforme disse, de tempos em tempos, ocorre uma oscilação nas estatísticas. Por exemplo, quando aumentou o rigor com a punição de motoristas flagrados após ingerirem álcool houve uma queda expressiva nos índices de acidentes com vítimas. Em 2017 houve 41.151 mortes no trânsito no Brasil, enquanto no ano passado o número caiu para 38.281.
Kristofferson Caetano exibiu alguns vídeos de campanhas realizadas em outros países, destacando o empenho das autoridades no sentido de reduzir o número de acidentes no trânsito. Ele acrescentou que ao redobrar os cuidados na direção, respeitar a legislação, além de praticar uma direção preventiva, os motoristas contribuirão para a redução das estatísticas de óbito e invalidez.