Novo grupo de gestantes visita a Gota e conhece estrutura da maternidade

O novo grupo de gestantes da USF Jardim Maracá II (Padre Nóbrega) fez um passeio até a Maternidade Gota de Leite, que mantém porta aberta às visitações. A atividade de humanização torna a instituição familiar e aproxima as possíveis pacientes da equipe de saúde, estreitando laços, reduzindo ansiedades e esclarecendo dúvidas.
O grupo foi formado no mês de junho, com encontros quinzenais na própria Unidade de Saúde da Família, onde as profissionais responsáveis realizam rodas de conversas, orientações, servem um lanche e até sorteiam brindes. O objetivo é dar o suporte necessário no período de gestação, fortalecendo o vínculo com a USF e oportunizando uma troca emocional entre as participantes.
No entanto, após a fase de pré-natal, o parto ocorre na maternidade, daí a importância da visita à Gota de Leite, para onde a maior parte das gestantes do grupo será encaminhada.

As dez gestantes que participaram da visita, acompanhadas de profissionais da USF, foram recebidas por uma das enfermeiras responsáveis pela maternidade, Patrícia Truzzi Gilio. “Vir ao serviço onde elas possivelmente terão seus bebês traz mais tranquilidade e segurança na hora do parto, tornando o ambiente familiar, onde se sintam confortáveis porque já conhecem as pessoas e a estrutura”.

As gestantes passaram por todos os setores da instituição, desde a recepção até o centro obstétrico. Foram apresentadas à parte da equipe, esclareceram dúvidas e foram orientadas sobre parto natural, medicação de indução, contrações e sobre a rotina de atividades da maternidade para ajudar no trabalho de parto.

“O trabalho de parto não ocorre na cama, a não ser que a parturiente queira muito. Mas quanto mais a gente se movimenta, mais a gente ajuda o bebê a descer por conta da gravidade, reduzindo o tempo de parto”, disse a enfermeira às visitantes enquanto apresentava várias opções utilizadas pela Gota de Leite, como a bola suíça e o cavalinho, entre outras práticas e posições.

Tamíres Inácio Messias está grávida de um menino e já tem uma filha de quatro anos que nasceu na Gota de Leite. Ela integra o grupo de gestantes da USF Jd. Maracá II e ficou feliz em revisitar a maternidade. Um dos fatores que a deixou mais tranquila foi a presença de acompanhante em tempo integral. “Tanto o pai do bebê quanto minha mãe gostariam de estar comigo. E saber que poderei trazer um dos dois para ficar o tempo todo aqui me deixou feliz. As instalações da Gota também estão renovadas e me sinto bem tranquila”.
“Estive aqui na Gota de Leite pela última vez em 2024 e vejo que a maternidade está em constante evolução. Essa visita é muito importante para que nossas gestantes se sintam acolhidas nessa fase tão importante da vida”, comentou a enfermeira da USF Jardim Maracá II, Amanda Pereira Antonio, que responde pelo grupo junto com a agente comunitária de saúde, Carla Cristina Correa.

Todas as gestantes ganharam um presente da Gota ao final da atividade. A Maternidade Gota de Leite está sempre aberta às visitações de gestantes. Seja em grupo, com a unidade de saúde de referência, seja por iniciativa própria, podendo estar acompanhadas de parceiros, família ou amigas (os). O telefone para agendamento é (14) 3303-1242.