NOVOS CIPEIROS DA GOTA PARTICIPAM DE TREINAMENTO

Com 20 horas de duração, no período de 22 a 26 de julho, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho (CIPA) da Maternidade e Gota de Leite, gestão 2019/2020, estão participando do treinamento anual. Organizada pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da instituição, a capacitação está sendo ministrada pela equipe própria de técnicos em Segurança do Trabalho.

Márcio Misquita no treinamento do dia 23

Fazem parte do conteúdo programático: Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção; Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Segundo a presidente da Comissão, Arlete Rossato, “a CIPA serve para combinar o trabalho com a prevenção de acidentes e promoção da saúde. A CIPA é um grupo formado por funcionários e representantes eleitos e empregados designados pelo empregador e tem sua regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego”. Estão representados os colaboradores da maternidade e também os contratados mediante convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, totalizando 38 integrantes entre titulares e suplentes.