SAE APLICOU TESTES RÁPIDOS EM COLABORADORES DA GOTA DE LEITE
Durante dois dias, uma equipe do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria Municipal da Saúde aplicou testes rápidos de Hepatite C e Sífilis nos colaboradores da Maternidade e Gota de Leite, por solicitação da instituição. Voltada à saúde do trabalhador, a ação foi coordenada pela área de Educação Permanente e Grupo de Humanização da maternidade.
Segundo a enfermeira Zeila Pavarini Togashi, a aplicação desses testes teve por objetivo “além de divulgar os testes, conscientizar sobre a importância da prevenção, de se conhecer um pouco sobre as doenças, sobre as infecções transmissíveis sexualmente e divulgar um esclarecimento aos funcionários”. Ela lembrou que na área da saúde os colaboradores também são multiplicadores de informações.
Por sua vez, a enfermeira Vanessa Campassi afirmou que a ação visou “a humanização do cuidado com os colaboradores”. Na semana passada, prosseguiu, houve encontros com grupos de colaboradores para sensibilização sobre a importância dos testes “pelo fato de manipularem material biológico e perfuro-cortantes”. Também foram abordadas as principais ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Com três enfermeiras, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde realizou entrevistas individuais e aplicou os testes rápidos em cerca de 80 colaboradores na manhã de segunda-feira e na tarde de terça-feira.