SEGURANÇA DO TRABALHO: CIPA RECEBE TREINAMENTO.
Os novos integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Maternidade e Gota de Leite participaram de um treinamento iniciado no dia 22 e encerrado nesta sexta-feira (26). A capacitação teve por objetivo abordar, de forma objetiva, os principais desafios que envolvem os cipeiros na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Eles representam diferentes departamentos na maternidade, além das ESFs (Unidades de Estratégia Saúde da Família) de Marília, através de convênio com o município.
O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal da Saúde e contou com palestras da presidente da CIPA, enfermeira do Trabalho Thaís da Silva Neves, e dos técnicos em Segurança do Trabalho: Márcio Augusto Misquita e Aline Soares da Silva Oliveira. Usando recursos audiovisuais, eles exibiram filmes e fotografias com foco nas situações de risco, oportunidade em que explicavam as maneiras corretas de reduzir os riscos.
Entre os temas abordados, destacaram-se: “Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo”; “Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho”; “Noções sobre acidentes e doenças decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa”; “Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção”; “Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho”; “Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos” e “Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão”.
O treinamento foi realizado de forma interativa em que os participantes puderam tirar dúvidas à medida que os assuntos foram apresentados. Como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes conta com integrantes dos mais diferentes setores, os profissionais tiveram a oportunidade de usar situações do seu dia-a-dia para fundamentar as perguntas, contribuindo para um melhor aproveitamento do evento.