Sipat da Gota de Leite promove respeito, empatia e o bem comum

Mais de 200 colaboradores participaram de um ou mais dias da XXVII Sipat Gota de Leite. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho visa a segurança e a saúde no ambiente profissional, mas este evento em especial ultrapassou os deveres de orientação técnica, promovendo o respeito, a empatia e o bem comum.

Os colaboradores da Gota de Leite que atuam dentro da Maternidade ou que estão alocados na rede básica de Saúde de Marília se reuniram na sede da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília). Eles puderam escolher a data de inscrição da Sipat, que foi realizada durante três tardes, nos dias 8, 9 e 10 de outubro.

A programação em cada uma dessas datas se diferenciou através das palestras com enfoques distintos, mas os três dias tiveram, em comum, a preocupação com o acolhimento, a troca e o cuidado com abordagens humanizadas; dinâmicas interativas; muitos sorteios de presentes; prestadores parceiros que levaram serviços gratuitos; e exercícios de respiração, alongamento, mobilidade e concentração. Nas três tardes a Sipat foi concluída com lanche e confraternização.



A presidente da instituição, Virgínia Balloni, enalteceu que o evento é uma oportunidade de proporcionar cuidado. “Prezamos pela humanização. As unidades de saúde são prédios, a Gota de Leite é um prédio. O que faz a instituição e a Atenção Básica é o ser humano que atua dentro desses locais. São pessoas que atendem pessoas e os nossos colaboradores é que fazem a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite ter o nome com o prestígio e a qualidade que ela tem”.


A Gota de Leite tem mais de 700 colaboradores atuando no município, entre a maternidade, o Programa de Saúde da Família e o Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília). Eles compareceram de forma alternada e os que não estiveram presencialmente receberão o impacto positivo da ação através dos participantes.

A presidente da Maternidade Gota de Leite realizou a abertura no dia 8. E nos três dias a psicóloga Pâmela Barros e a fisioterapeuta Jane Roque, da Gota de Leite, realizaram exercícios para fortalecer e equilibrar corpo e mente, o que também ajudou a relaxar, descontrair e integrar os participantes. Parceiros levaram brindes e serviços. É o caso da Escola Antonio Devisate, em que o curso técnico de Enfermagem aferiu a pressão arterial dos interessados e fez uma conscientização sobre o movimento Outubro Rosa (de prevenção e diagnóstico do câncer de mama). No segundo dia houve Quick Massage (massagem de alguns minutos em cadeiras próprias para a prática).

A cada tarde, a palestra abordou diferentes aspectos. No dia 8, a comunicadora social Flávia Martinelli palestrou sobre “Conexão Humana. Quando cuidamos de quem cuida, transformamos vidas”. Na tarde do dia 9, o palestrante Jeferson de Freitas falou sobre “Como prevenir acidentes de trabalho”. E, no dia 10, o psicólogo e professor Gilmar Milewisk desenvolveu o tema “Assédio moral, sexual, virtual e outros tipos de assédio”.

“A autenticidade é que faz o talento de cada um. É nas diferenças que somamos e isso ocorre nas empresas. Lembrando que nós estamos sempre em construção e o crescimento e os resultados vêm de saber perceber, escutar e enxergar o outro”, mencionou Flávia Martinelli durante sua palestra, recheada de dinâmicas e de apoio visual e material para fixação do conteúdo.

A Semana foi encerrada com um concurso de cartazes, valorizando a programação e o desenvolvimento da Sipat, assim como os próprios colaboradores da Gota. O evento acontece anualmente em acordo com a Norma Regulamentadora 5, que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
