SIPAT: Presidente da CIPA destaca comprometimento da equipe
Com a participação de 184 colaboradores, a XXII SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Maternidade e Gota de Leite, realizada de 8 a 10 de novembro, atingiu os objetivos. A avaliação é da presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Thaís Neves, que destacou o comprometimento da equipe.
Enfermeira do Trabalho por formação, ela explicou que “pelo menos um representante de cada unidade compareceu à SIPAT 2017”. Isto porque, além dos profissionais que atuam na maternidade, outros 550 colaboradores são contratados através de convênio com o município e estão lotados nas Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), no CAOIM (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil), CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Pronto Atendimento – PA Sul.
No primeiro dia, o psicólogo Gilmar Milewiski Lucena abordou o tema “Trabalho em grupo e qualidade de vida”. No segundo dia, o psicólogo Eduardo Becker Machado proferiu a palestra “Treinamento sobre habilidades sociais” seguida de uma dinâmica em grupo. E a programação foi encerrada com a encenação da “Escola Content Teatro – Uma obra voltada para a segurança no trabalho – vidente seguro”.
O último dia da SIPAT contou com a participação do policial militar Marcos Farto que abordou o tema “Trânsito – um novo sentido com qualidade de vida”. E a médica infectologista Drª Camila Ribeiro enfocou “Normas e procedimentos de biossegurança, NR 32 – O que devemos saber?”.
A presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, parabenizou os colaboradores pelo evento destacando a importância da prevenção dos acidentes no ambiente de trabalho: “Os cuidados simples, no dia a dia, podem fazer muita diferença. A SIPAT é uma oportunidade para atualização dos conhecimentos e reforçar a necessidade da equipe estar sempre atenta aos riscos dos acidentes que podem ser evitados”.