USF Jardim Maracá II monta grupo de gestantes

Os profissionais de saúde da Gota de Leite que atuam na USF Jardim Maracá II (distrito de Padre Nóbrega) implantaram seu primeiro grupo de gestantes. Das 15 mulheres grávidas já identificadas na população de abrangência da unidade, nove estiveram no primeiro encontro, que teve uma roda de conversa, um lanche e sorteio de brindes.

O objetivo é promover a saúde e dar o suporte necessário no período de gestação. Além de fortalecer o vínculo com a Unidade de Saúde da Família e oportunizar uma troca emocional entre as participantes. O grupo de gestantes terá encontros quinzenais na própria USF.
“O primeiro encontro foi de apresentações e de escuta sobre o que elas precisam e esperam de nós. Algumas gestantes não puderam participar nesse primeiro momento, informando a ausência, mas também estão interessadas e incluídas no trabalho. Nossa população é jovem adulta e a incidência de gravidez foi um motivador para a implantação do grupo”, contou a enfermeira da USF Jardim Maracá II, Amanda Pereira Antonio.
Esta USF foi aberta em 2020, mas, inicialmente, como polo de Covid em função da pandemia. Atualmente a unidade funciona com duas equipes de saúde, ambas contratadas via Gota de Leite. E, desde 2023, o grupo de gestantes já estava entre os projetos dos profissionais.
“A previsão era a abertura do grupo no início de 2025, mas a Saúde precisa estar atenta às necessidades e a epidemia de dengue foi nossa prioridade no primeiro semestre”, contou a enfermeira.