Virgínia Balloni destacou a força da mulher durante solenidade na Câmara.

A presidente da Maternidade e Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, foi uma das 11 homenageadas pela Câmara Municipal de Marília, durante sessão solene alusiva ao “Dia Internacional da Mulher”, na última sexta-feira (04). Convidada a fazer o pronunciamento de agradecimento em nome das homenageadas, ela destacou a luta histórica das mulheres e sua força para superar desafios.

03-DSC_6586

Vereadora Sônia Toni e Virgínia Balloni, ao ser homenageada

Casada, mãe de três filhos e avó de cinco netos, Virgínia Balloni é economista de formação e pós-graduada em Administração Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos, atuando como voluntária na Gota de Leite há 30 anos. Desde 1.997 ocupa a presidência da entidade, além de estar no segundo mandato à frente do COMUS – Conselho Municipal da Saúde e ser sócia-fundadora do Lions Clube de Marília Augustin Soliva.

Ao assumir a tribuna, Virgínia agradeceu à vereadora Sônia Tonin, que a indicou como uma das homenageadas. E disse que, diante da importância do tema, procuraria centrar seu pronunciamento “nas mulheres que deixaram o comodismo de lado, substituíram o verbo criticar pelo agir e fazem a diferença no meio no qual estão inseridas, independente de sua classe social ou nível educacional”.

Diante das galerias lotadas, a presidente da Gota de Leite recordou a história do 08 de março: “Ao voltar nosso olhar para 1.857 quando a greve de tecelãs acabou em tragédia, com a morte de 130 trabalhadoras, em Nova York, fica difícil entender porque pouca coisa mudou” E prosseguiu, citando que “aquele dia 08 de março é uma data histórica, é verdade. Mas, em pleno século 21, as mulheres ainda ganham menos que os homens para exercerem a mesma função e continuam com jornadas extenuantes de trabalho para garantirem o sustento familiar”.

07-DSC_6624

Virgínia agradeceu em nome das homenageadas

Prosseguindo, a presidente da maternidade destacou a coragem das mulheres que “deixam de olhar apenas para seu entorno e decidem colocar sua energia em prol dos que precisam”. E assinalou: “Elas nos dão um sopro de esperança de que as coisas mudam lentamente, mas evoluem”.

Falando sobre a Gota de Leite, Virgínia Balloni afirmou que “há quase 30 anos convivo com mulheres guerreiras, profissionais dedicadas que estão sempre prontas a darem o acolhimento humanizado às nossas pacientes. No sublime momento de nascimento dos filhos, as parturientes celebram a vida na certeza de que, ao receberem a alta hospitalar, empreenderão uma luta ainda mais árdua para assegurarem o crescimento e desenvolvimento de seus filhos”.

09-DSC_6682

Vereadores Cícero e Sônia Tonin com as 11 homenageadas

Ela finalizou destacando que “na nossa instituição, que completará 85 anos no dia 28 de julho, os ideais de solidariedade das fundadoras, lideradas pela professora Lyris de Negreiros Rocha, estão mais presentes do que nunca”. E dirigindo-se às homenageadas, afirmou que “tenho certeza que cada uma de vocês, grandes mulheres homenageadas nesta noite, reúnem a força que nos inspira a fazer do amanhã um tempo mais humano e socialmente justo”.

(Fotos: Mauro Abreu – Câmara Municipal de Marília)