Caoim recebe famílias para matricula e doação do Rotary Clube Pioneiro

A partir da próxima semana, o CAOIM (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), unidade da Secretaria Municipal da Saúde, iniciará as atividades de 2015 com 163 inscritos, entre crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos. Para orientar as famílias e apresentar os equipamentos audiovisuais doados pelo Rotary Clube de Marília Pioneiro, foi realizada uma reunião na noite de segunda-feira (26/01/15).

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, do secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Takano, da presidente da Maternidade e Gota de Leite e do COMUS (Conselho Municipal da Saúde), Virgínia Maria Pradella Balloni, e da presidente do Rotary Pioneiro, Gisele Ribeiro Maldonado Azevedo, além de pais e familiares de crianças e adolescentes atendidos.

“Aproveitamos essa primeira reunião para orientar as famílias e efetivar as matrículas, além de apresentar à comunidade os equipamentos que recebemos em doação do Rotary Pioneiro”, explicou a integrante da Equipe Técnica Gerencial da Gota de Leite, cirurgiã-dentista Dra. Luciana Pfeifer. Segundo ela, “trata-se de equipamentos de primeira necessidade que usamos em nossas atividades diárias: notebook, data show, telão e câmera fotográfica”.

Pioneirismo

Luciana Pfeifer afirmou que o CAOIM é um serviço modelo que garante o atendimento público oferecido pela Prefeitura através de uma equipe multidisciplinar. Os profissionais — 01 cirurgiã-dentista, 02 nutricionistas, 01 psicóloga, 01 enfermeira, 02 fisioterapeutas e 02 educadores físicos— são contratados pela Maternidade e Gota de Leite através de convênio com o município.

Dirigindo-se aos familiares, Luciana Pfeifer destacou que o trabalho do CAOIM deve contar com o respaldo dos pais para uma mudança duradoura no estilo de vida que traga resultados permanentes: “Nosso maior objetivo não é a perda de peso. Isso é consequência. Desejamos que vocês adquiram hábitos saudáveis, de consumo adequado em quantidade e em qualidade, além de combaterem o sedentarismo”.

A presidente do Rotary Pioneiro, Gisele Maldonado Azevedo, destacou que a obesidade infantil tem atingido índices alarmantes e elogiou o trabalho do CAOIM. Já o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho observou que a unidade “é uma das poucas no Brasil que atende com esse nível de qualidade”, acrescentando que o trabalho conta com o apoio do prefeito Vinicius Camarinha.
Para o secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Takano, “é preciso cuidar de nossas crianças e adolescentes o quanto antes. Sabemos que uma criança obesa tem 50% de chance de se tornar um adulto diabético”. Ele discorreu sobre os riscos à saúde provocados pela obesidade infantil citando que são comuns os casos de crianças com níveis elevados de colesterol pela falta de uma alimentação saudável.

Diante do número elevado de casos de dengue registrados em Marília, o secretário da Saúde aproveitou a oportunidade e falou também sobre a doença e a necessidade da população colaborar eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Por sua vez, a presidente da Gota de Leite e do COMUS, Virgínia Balloni, lembrou que a instituição mantém parceria com o município para gerenciar os recursos humanos do CAOIM há quase 10 anos: “É um trabalho muito importante, oferecido gratuitamente às famílias, que tem apresentado excelentes resultados”.

Os interessados em obter mais informações sobre o CAOIM podem entrar em contato pelo telefone: (14) 34546618.

Voltar ao Topo