EMPOSSADA NOVA DIRETORIA DA CIPA
Os 39 novos integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Maternidade e Gota de Leite foram empossados na tarde do dia 12 de junho, pela presidente da instituição, Virgínia Maria Pradella Balloni. Para cumprir o mandato no biênio 2015/2016, os profissionais, escolhidos em eleição direta, participaram de um curso de formação, no período de 08 a 12 de junho.
Realizado na sede da Diretoria Regional de Ensino, o treinamento abordou temas como: Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção; Noções sobre as legislações Trabalhista e Previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle de riscos; Organização da CIPA, entre outros assuntos.
Ministraram o treinamento os técnicos em Segurança do Trabalho, Márcio Augusto Misquita e Aline Soares da Silva de Oliveira, a engenheira de Segurança do Trabalho, Sandra Marisa Vaccari, as médicas Dra. Ana Lídia Azevedo Ribeiro e Dra Cristina V. P. Pereira Resende e a enfermeira Thaís da Silva Neves.
“Pela sua representatividade, a CIPA abrange dezenas de locais de trabalho, uma vez que é integrada por colaboradores que atuam tanto na Maternidade e Gota de Leite, como também nas unidades de saúde do município”, observou a presidente da Comissão, a médica do Trabalho Dra. Ana Lídia Azevedo Ribeiro Gomes.
Ela assinalou que “fazer parte da CIPA é uma grande responsabilidade. Afinal, a Comissão tem entre suas atribuições a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível e permanente o trabalho de prevenção e a promoção da saúde do trabalhador”.
Compõem ainda a Diretoria da CIPA: a auxiliar administrativa Daniele Prado (vice-presidente), a técnica em Segurança do Trabalho Aline Soares da Silva de Oliveira (secretária titular) e a enfermeira Rosana da Silva Degani (secretária suplente).
Ao empossar os novos cipeiros, a presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, agradeceu a colaboração dos integrantes da gestão anterior e lembrou que “os recursos humanos são o maior ativo da nossa instituição. Ao desempenhar bem suas atribuições na Comissão, os colaboradores assumem uma grande responsabilidade de zelar pela segurança no ambiente de trabalho”.
Virgínia observou que graças ao convênio celebrado, há 17 anos, entre o município e a maternidade, os profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), CAOIM, CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e Pronto Atendimentos são contratados através da Gota de Leite. “Somos responsáveis por mais de 600 colaboradores que prestam um importante serviço à saúde pública, através do SUS”, acrescentou.
Ao final, a presidente da Gota de Leite desejou sucesso aos novos cipeiros, solicitando o emprenho de todos para o desenvolvimento das atividades e colocou a Diretoria da instituição à disposição sempre que a Comissão necessitar.